Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 09 > Reunião de planejamento estratégico do IFPB

Reunião de planejamento estratégico do IFPB

Comunidade é ouvida em Cajazeiras para o Planejamento Estratégico Decenal do Instituto Federal da Paraíba.
por publicado: 01/09/2016 10h55 última modificação: 01/09/2016 11h12

O Campus Cajazeiras está sediando, nos dias 01 e 02 de setembro, a terceira fase de audiências para a construção do Planejamento Estratégico Decenal do IFPB (PLANEDE). O instrumento servirá de base para fixar diretrizes e nortear as estratégias e políticas públicas do instituto nos próximos 10 anos.

A região do sertão, representada por Cajazeiras, é composta por seis campi e terá 16 audiências com diferentes setores da comunidade. As audiências ocorrem com setores por amostragem, contando com diversos segmentos da comunidade, a exemplo de gestores, técnicos administrativos, docentes, discentes, pais de alunos, servidores que são ex-alunos, lideranças de entidades estudantis, entre outros. O reitor do IFPB, professor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, está presidindo todas as audiências e falou um pouco a respeito da missão de construir o PLANEDE.

“O último documento que estabelece o planejamento estratégico do IFPB é de 1996, ou seja, já conta com 20 anos. Então nós identificamos essa fragilidade institucional, nesses anos o instituto cresceu muito, ganhou múltiplas faces, além de que toda instituição, seja pública ou privada tem que ter de fato um planejamento estratégico porque se não as políticas vão ficar fragmentadas e desnorteadas. É como se todos os campi agir individualmente e ai não teríamos uma uniformidade conceptiva das nossas políticas públicas”.

Ainda de acordo com o reitor, o planejamento estratégico basicamente cria dois vetores: “primeiro faz um retrato institucional, apontando os erros e indicadores da instituição, no ensino, pesquisa, extensão, gestão, ações afirmativas, etc. E o segundo vetor é a fixação de diretrizes com bases parametrizadas nesse diagnóstico para dar balizamento aos próximos dez anos. Ele uniformiza, sistematiza, faz um diagnóstico e projeta as ações futuras, então é pensar o futuro. É um momento histórico para uma instituição como a nossa que é heterogênea, múltipla, plural e densa, momento de refletir quem somos e o que queremos para os próximos anos”.

O projeto é embasado em uma metodologia científica, serão ao todo 92 audiências temáticas realizadas com os segmentos por amostragens, formando um painel heterogêneo de todos os atores para captar as intenções através de questionamentos sobre temas relacionados ao dia-a-dia que serão compiladas em um documento final, contendo os olhares de todos esses atores.

A diretora Lucrécia Petrucci afirmou que sua avaliação a respeito do PLANEDE é muito positiva, pois  é ouvindo as pessoas que cotidianamente estão no instituto é que se pode fazer o IFPB que todos queremos. “Fico muito feliz com a iniciativa da reitoria de mais uma vez ouvir a nossa comunidade, os atores que fazem esta instituição, porque através deles nós teremos as impressões verdadeiras do que é o nosso instituto hoje e de onde nós queremos chegar.”

Além de Cajazeiras, a comissão do projeto já esteve no Campus Campina Grande e Monteiro. A próxima e última mesorregião visitada será a da mata, polarizada pelo campus João Pessoa e composta pelos campi mais próximos e as três unidades da reitoria. O PLANEDE será concluído em 27 de outubro, após a equipe obter a contribuição conjunta da comunidade escolar, sociedade civil, ex-alunos, empresários e outras instituições educacionais.

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.