Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 09 > Troca de experiências e enriquecimento profissional

Troca de experiências e enriquecimento profissional

Participantes avaliam positivamente o I SIMPLE.
por publicado: 27/09/2016 11h07 última modificação: 27/09/2016 11h13

Um momento especial para os professores da Paraíba, sobretudo do sertão. Oportunidade de compartilhar experiências sobre o trabalho do professor de línguas e o ensino linguístico no estado. Foi assim que a professora Liane Veloso, coordenadora do I Simpósio Paraibano de Línguas Estrangeiras, definiu o I SIMPLE ocorrido no último sábado, 24.

“Nosso evento também foi proveitoso para os alunos do instituto que auxiliaram na organização e tiveram a possibilidade de fazerem parte de um evento com várias atividades realizadas em inglês. Atingimos também o objetivo de proporcionar outros olhares aos nossos alunos”, contou a professora.

Ainda segundo Liane, o evento mostrou a importância de uma associação de professores de língua inglesa, o Braz-Tesol, no sentido de oferecer suporte à formação continuada desse docente. Para a professora, o I SIMPLE também representou a consolidação da parceria entre o IFPB com a UFPB e o inglês sem fronteiras.

Maria Cristina Tavares de Albuquerque, aluna do 7º período do curso de Licenciatura em Língua Inglesa da UFCG foi uma das participantes que viu no I SIMPLE uma oportunidade de enriquecer sua formação. “Eu estava participando de um evento em João Pessoa, no mês de julho, quando ouvi falar que este Simpósio aconteceria e logo me interessei. A formação do professor não se faz apenas com a Graduação, ou carreira acadêmica. Estamos em constante formação e o SIMPLE foi uma grande oportunidade de aprendizado, principalmente para quem é da nossa região, onde ocorrem poucas iniciativas como esta. Fiquei muito feliz e achei gratificante poder participar”.

A professora de Espanhol do Campus Cajazeiras, Larissa Pinheiro, foi responsável por mediar uma mesa redonda e falar sobre o ensino da Língua Espanhola. “Fiquei muito feliz em poder expandir as atividades do I SIMPLE, que a princípio seria só para os professores de inglês. Foi uma oportunidade de levar o conhecimento sobre a Língua Espanhola para além dos muros do Campus e abraçar novos professores, experiências e realidades que aqui foram partilhadas”.

O I SIMPLE também recebeu um grupo de estudantes do IFCE, Campus Cedro, alunos do professor Ailton Pinheiro Moreira, dos cursos de Licenciatura em Matemática e do Técnico em Informática. Eles participaram de um workshop sobre a cidade de Chicago com a professora Dora Saclarides, assistente de ensino de inglês, vinculada à UFPB (CAPES/Fulbright/Inglês sem Fronteiras). “Não conhecia muito sobre Chicago e a professora trouxe informações e curiosidades sobre a cultura da cidade. Eu aprendi bastante e fiquei mais interessada ainda em aprender mais sobre a língua inglesa e tentar um intercâmbio nos Estados Unidos”, contou a aluna Ingrid Costa, da Licenciatura em Matemática do IFCE/Campus Cedro.

Clique aqui e acesse o álbum no Facebook com as fotos do I SIMPLE

Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras