Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 08 > Seminário de Artes do Campus Cajazeiras

Seminário de Artes do Campus Cajazeiras

Estudantes puderam ampliar conhecimentos sobre Arte e Literatura em programação ocorrida nesta segunda (08).
por publicado: 09/08/2016 11h37 última modificação: 09/08/2016 11h54

O IFPB Campus Cajazeiras sediou nesta segunda, 08 de agosto, o I Seminário de Arte e Literatura da Biblioteca Prof. Ribamar da Silva. A iniciativa, da Coordenação da Biblioteca, em parceira com o Projeto Palco IFPB, através do Núcleo de Comunicação Cultura e Arte (NUCCA), contou com atividades que proporcionaram momentos de enriquecimento cultural e artístico.

A programação foi aberta com uma leitura dramatizada de poemas de Mário Quintana, encenada pelo professor de artes Germando Sertão e alunos dos cursos técnicos integrados. Em seguida ocorreu um momento de crítica literária da poesia Quintaniana, com o servidor Arimatéia Tavares. Ainda na programação da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de bater um papo com o escritor Fred Caju (Paulista - PE), que dissertou sobre literatura e independência editorial através do processo de criação e distribuição de seus livros.

Caju se mostrou um artista multifacetado, preocupado em “tirar o poema da página”. Ele já fez poesias em gravadas em imãs de geladeira, livreto em forma de pôster e compreende o livro como uma obra onde forma também é conteúdo. Fred edita e distribui seus próprios livros e contou ao público que é possível viver da sua arte e que ao exercitar a criatividade editorial, no design das obras, ele também encontra uma forma de acabar com o chamado vazio criativo, comum entre os escritores.

A programação da tarde foi iniciada com um sarau sobre a obra de Augusto dos Anjos, seguido de palestra na mesma temática, ministrada pela professora de letras Sayonara Abrantes. Na sequencia ocorreu a atividade mais participativa do seminário, o Projeto Livre-se: recite um poema e ganhe um livro, do escritor e músico Marcone Santos (Recife PE).

Vestido de palhaço, o artista brincava com o público enquanto convidava a todos para escolher um livro para si. Mas o livro tinha um preço: recitar uma poesia. O projeto é na verdade uma obra social de democratização da leitura que existe desde 2014 e já distribuiu mais de 800 exemplares em várias cidades do nordeste.

Após a brincadeira séria do Livre-se, Marcone Participou de uma mesa redonda sobre educação e cultura, juntamente com os professores Naldinho Braga (UFCG) e George Glauber (IFPB). O seminário foi encerrado com a apresentação do show música paraibana bacana com os integrantes da Banda Bê (Projeto Banda de Música Popular do IFPB/CZ).

A Direção do Campus Cajazeiras participou e apoiou a realização do seminário. “Espaços como a biblioteca, tão ricos para aprendizagem, precisam ser mais bem explorados dentro da instituição. Os responsáveis pela organização do Seminário de Artes estão de parabéns pela iniciativa, que certamente irá se repetir em outras edições”, disse a Diretora Lucrécia Petrucci.

Lidiane Maria – jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.