Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Notícias > 2016 > 08 > Campeões da I Olimpíada de Matemática

Campeões da I Olimpíada de Matemática

Entrega de prêmios marcou o encerramento do III Encontro Cajazeirense de Matemática.
por publicado: 26/08/2016 18h38 última modificação: 29/08/2016 13h17

Os vinte alunos que obtiveram o melhor desempenho na I Olimpíada Cajazeirense de Matemática (OCZM) foram premiados na tarde desta sexta-feira (26), durante o encerramento do III Encontro Cajazeirense de Matemática (ECMAT). A premiação foi uma das atividades de encerramento do evento, que foi finalizado com a palestra Graduação em Matemática: "pré, intra e pós", ministrada pelo professor Dr. Marcos Ferreira de Melo, da Universidade Federal do Ceará, (UFC).

Mais de 300 estudantes de escolas públicas e privadas de Cajazeiras e região participaram da competição, que foi subdividida em dois níveis: I - alunos do ensino fundamental e II - alunos do ensino médio. Os dois primeiros lugares de cada nível receberam como prêmio um notebook cada, os quais foram adquiridos através de um grupo de patrocinadores que apoiou a iniciativa. Os outros nove melhores colocados, tanto do ensino fundamental, quanto do médio, receberam como prêmio uma medalha e um livro da área de matemática.

O professor Leonardo Ferreira Soares, coordenador da primeira edição da OCZM, falou sobre a finalidade da Olimpíada, que é descobrir novos talentos em Matemática, incentivar jovens a atuar futuramente nas mais diversas áreas da Matemática, difundir o aprendizado lógico e criativo junto aos alunos. “Acredito que esse evento cumpriu o que se propôs, pois certamente muitos de vocês que estão aqui hoje tendo o seu talento e esforço reconhecidos, se sentirão motivados a seguir em frente”.

Bruno Alexandre Alencar, de 14 anos, é natural da cidade de São João do Rio do Peixe e foi o vencedor do nível I da OCZM. A caminhada dele está apenas começando, mas o garoto é do tipo que gosta de testar limites e sabe que pode ir muito longe. “Eu sempre me destaquei em matemática na minha turma e fiz a prova porque queria competir com outras pessoas, além dos meus colegas para testar os meus conhecimentos. Fiquei feliz com o resultado”, afirmou o Bruno, que pretende fazer o ensino médio no IFPB, no curso técnico Integrado em Edificações.

O vencedor do Nível II tem duas coisas em comum com Bruno. Felipe Mendes Monteiro, assim como ele, é do município de São João do Rio do Peixe e também pretende estudar no IFPB/Campus Cajazeiras no próximo ano, só que no ensino superior. “Eu fiquei muito feliz e até surpreso com o resultado. O nível da prova foi muito bom, ajudou a me preparar pra segunda fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e para o ENEM. Espero agora conseguir uma boa nota e entrar no curso de Engenharia Civil aqui do IF”.

O III Encontro Cajazeirense de Matemática contou com mais de 200 participantes. Foram três dias de intensas atividades promovidas pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB/Campus Cajazeiras.

Clique aqui e acesse o álbum do III ECMAT no Facebook.

Lidiane Maria - jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras