Você está aqui: Página Inicial > Cajazeiras > Institucional > Sobre o Campus

Sobre o Campus

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 10/03/2016 21h34, última modificação 30/03/2024 11h35

Fachada do Campus Cajazeiras

 

O Campus Cajazeiras foi inaugurado em 4 de dezembro de 1994, quando o Instituto ainda era denominado Escola Técnica Federal da Paraíba. A Unidade de Ensino Descentralizada, como era inicialmente chamada, foi criada para atender as necessidades da região, dentro da perspectiva de interiorização da educação profissional. Cajazeiras foi a segunda cidade paraibana a receber um campus do IFPB.

Cajazeiras é um dos quinze municípios localizados na 9ª Região Geoadministrativa da Paraíba. Possui área de 565,896 km², população de 58.446 habitantes e densidade demográfica de 103,28 hab/km². Sendo considerado o sétimo maior município do estado em termos de população.

O Campus do IFPB em Cajazeiras tem contribuído para a transformação da realidade social, não só da cidade em que está instalado, mas de toda a região. Em pouco mais de duas décadas de existência, centenas de profissionais foram capacitados pelos cursos técnicos, desde o primeiro de Agrimensura até os atuais de Informática (Integrado ao ensino médio), Eletromecânica e Edificações (Integrados e Subsequentes ao ensino médio), além do  Técnico em Meio Ambiente (Proeja).

Nos últimos anos, através dos cursos superiores de Tecnologia em Automação Industrial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática e os Bacharelados em Engenharia Civil e Engenharia de Controle e Automação, a mão de obra qualificada formada pelo IFPB, no coração do sertão, tem garantido seu espaço em todo o Brasil e até fora dele.

Sobre o Diretor Geral


 

Sobre o Diretor Geral

Prof. Dr. Abinadabe Silva Andrade 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área Eletrônica de Potência e Eficiência Energética. É professor efetivo EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba desde de 2014 atuando como Líder do Grupo de Pesquisa GEPEE (Grupo de Eletrônica de Potência e Eficiência Energética) e Líder do Núcleo de Extensão Campo Solar. Na gestão da instituição foi Coordenador da Unidade Acadêmica da Área de Indústria (2017-2018), Coordenador de Pesquisa (2019-2020) e Diretor de Desenvolvimento de Ensino (2021-2022).

 

Sobre o Diretor de Desenvolvimento e Ensino

 

Prof. Dr. Francisco Augusto Vieira da Silva 

Professor DIII-4 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras. Tecnólogo em Automação Industrial, IFPB (2008), Mestre em Engenharia Mecânica, Universidade Federal da Paraíba, UFPB (2011), Bacharel em Engenharia Mecânica, UFPB (2012), e Doutor em Engenharia Mecânica, UFPB (2017). Pesquisador do Laboratório Cajazeirense de Processos de Produção (LC2P) e estágio pós doutoral no Laboratoire Bourguignon des Matériaux et Procédés (LaBoMaP), Arts Metiers ParisTech (2019). Tópicos de Interesse: Mecânica do corte, Modelagem e Simulação de Corte, Identificação de Parâmetros, Métodos de Otimização, Engenharia de Superfície e MetrologiaNa gestão da instituição foi Coordenador substituto da Unidade Acadêmica de Indústria (2016), Coordenador da Unidade Acadêmica de Formação Geral e Projetos Especiais (2016 - 2018), Coordenador do curso técnico em Informática (2019 - 2020) e Coordenador dos Cursos Técnicos em Eletromecânica (2023 - 2024)

 

Sobre o Diretor de Administração, Planejamento e Finanças

Hugo Eduardo Assis dos Santos

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Técnico Administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba , Brasil Técnico em Radiologia pelo Centro de Ensino Técnico & Superior de Fortaleza Ceará , Brasil.