Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2019 > 06 > Projeto MIRARIM realiza palestra em evento sobre UCs do ICMBio

Noticia

Projeto MIRARIM realiza palestra em evento sobre UCs do ICMBio

Participação no I SINUCSPB
por publicado: 12/06/2019 12h41 última modificação: 12/06/2019 12h58

Nos dias 30 e 31 de maio de 2019 ocorreu o I Seminário de Integração de Pesquisas das Unidades de Conservação (UCs) da Paraíba (I SINUCSPB), nas dependências da Coordenação Regional 6 (CR6) do Instituo Chico Medes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizado na Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo/PB - Mata da AMEM. No evento foram apresentados trabalhos científicos realizados nas UCs da Paraíba e proferidas palestras temáticas correlatas à Conservação da Natureza.

Na ocasião, o Prof. Dr. Cláudio Dybas da Natividade, proferiu uma palestra sobre o Projeto Monumento Natural do Mirante do Rio Miriri (MIRARIM), executado pelo IFPB em parceria com o ICMBio, através do Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2018, que estipula a cooperação mútua nas áreas técnica, cientifica e pedagógica nos campos do ensino, pesquisa e extensão. Também foi realizada a cerimônia de premiação do concurso da criação da logomarca do MIRARIM, cujo vencedor foi o estudante de Design Gráfico do IFPB Alex Dantas Perdomo.

O Projeto MIRARIM tem o objetivo principal realizar a caracterização socioeconômica, ambiental e fisiográfica de uma área com potencial para criação de uma Unidade de Conservação (UC) da categoria Monumento Natural, na região do Mirante do Rio Miriri, porção norte do litoral de Lucena, PB. Trata-se de uma região contígua à Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, favorecendo a formação de um corredor ecológico no ambiente costeiro-marinho. Além da caracterização, estão previstas ações de educação ambiental e capacitação a fim de potencializar a conservação da região.

Participaram do evento pesquisadores da equipe do MIRARIM (Prof. Dr. Marcéu Oliveira Adissi, Profa. Dra. Glória Cristina Cornélio do Nascimento, Fabiano Gumier Costa, Oc. Felipe Wielewski do Carmo), e da UEPB, UFPB e ICMBio, entre outras instituições da  Paraíba.

registrado em: