Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2019 > 05 > Prof. Dr. Homero Carvalho visita turma de TTI do CACC

Noticia

Prof. Dr. Homero Carvalho visita turma de TTI do CACC

Discentes assistiram palestra sobre Cadastro Técnico Multifinalitário.
publicado: 22/05/2019 16h05 última modificação: 22/05/2019 16h05

 TTI Dr. Homero Carvalho

As turmas de Transações Imobiliárias do CACC receberam nesta terça-feira 21 de maio a visita do Prof. Dr. Homero Carvalho para assistirem a palestra intitulada “O CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO (CTM): INSTRUMENTO INDISPENSÁVEL AO PLANEJAMENTO E GESTÃO MUNICIPAL”.

O Professor atuou em diversas atividades de apoio a municípios da Paraíba com o intuito de promover a capacitação de gestores públicos, assim como difundir aos prefeitos as ferramentas de Tecnologia da Informação e de Geoprocessamento destinadas ao correto gerenciamento do parcelamento e ocupação do solo das cidades.

Apresentou os conceitos do CTM, observando a contribuição da implantação do serviço para questões de Cobrança de Impostos, Sistema de Saúde, Administração, Planejamento, Sistemas de Transporte, dentre outros temas presentes no cotidiano de qualquer cidade. Seguindo o raciocínio indicou os diversos níveis e nomenclaturas das ferramentas para coleta de dados administradas por diferentes autarquias do serviço público federal, mostrando como um sistema único de dados pode oferecer subsídio para tomadas de decisões. Tal banco de dados é construído em camadas espaciais alimentadas por cada órgão para conferir correlações de dados entre diversos setores, alcançando soluções que potencializam a gestão pública.

Acrescentou que o CTM auxilia na avaliação de imóveis, a qual serve de fundamento para que prefeituras estipulem valores de impostos como IPTU e ITBI, promovendo justiça social e identificando as áreas mais carentes de investimento público nas cidades. Finalizando o encontro, o arquiteto Homero Carvalho apresentou ainda como os Sistemas de Informações Geográficas podem ser transformados em aplicativos capazes de orientar profissionais da área da Construção Civil a realizar análises de potencial construtivo. Dessa maneira pôde evidenciar para o corpo discente o alcance das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que desenvolve no IFPB - Campus João Pessoa. Tais iniciativas tem o intuito de mostrar as possibilidades de verticalização do ensino técnico e tecnológico que o IFPB oferece aos seus alunos.

O Campus Avançado Cabedelo Centro agradece ao Professor Homero Carvalho por mais uma excelente atividade de ensino.

registrado em: