Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2019 > 05 > Engenheiros Civis visitam turma de TTI do CACC

Noticia

Engenheiros Civis visitam turma de TTI do CACC

Tatiane Chaves e Luciano Pereira Jr. palestram sobre Administração de Condomínios
publicado: 23/05/2019 11h47 última modificação: 23/05/2019 11h47

 TTI com Luciano e Tatiane

Os discentes do Curso Técnico em Transações Imobiliárias do CACC receberam na noite de ontem dois profissionais egressos do IFPB para uma palestra sobre Administração de Condomínios a convite da Professora Katucha Pereira. Os Engenheiros Civis Tatiane Chaves e Luciano Pereira Jr. atuam na indústria da construção civil e assumem profissões correlatas para atender uma demanda especial. Gerenciar uma edificação após a conclusão da obra. Luciano Pereira também é Tecnólogo em Construção de Edifícios e Tatiane também é Técnica em Edificações, ambos formados pelo IFPB Campus João Pessoa.

Iniciaram o momento falando de sua trajetória profissional e como alcançaram as posições que hoje ocupam através da verticalização da educação e do empenho no trabalho. Apresentaram o empreendimento Eco Business Center, onde atuam, assim como seu contexto no mercado imobiliário empresarial, suas características funcionais de atendimento aos proprietários e ao público. Os discentes puderam conhecer os aspectos principais da entrega de imóveis realizada pela construtora através de Vídeos, Manuais do Proprietário e de Obras. Esses dados são imprescindíveis para que os futuros corretores de imóveis possam perceber a responsabilidade profissional aplicada para lidar com o segmento de edifícios empresariais multifuncionais que está em evidência nos principais bairros da capital.

Os clientes desses produtos são exigentes, sendo indispensável o perfeito funcionamento dos recursos de segurança, mobiliário, estacionamento e limpeza da edificação. Citou ainda os instrumentos administrativos como Convenção do Condomínio, Regimento Interno e os Editais de Convocação. O Orçamento Ordinário recebeu menção especial devido à importância do planejamento financeiro para o rateio das despesas do condomínio estabelecidas, nesse caso, por metro quadrado de cada imóvel. O maior desafio do cargo de ambos é tratar com os clientes, sendo fundamental atentar para os dados de qualquer contrato.

Luciano Pereira Jr. apontou então suas atribuições como Síndico, tendo que lidar com as necessidades de 322 proprietários, além de fiscalizar e efetuar pagamentos dos serviços. Ressalta que a função requer autonomia em conjunto com o conselho fiscal para tomar decisões importantes para a gestão do empreendimento sem que seja obrigado a acionar assembleias extraordinárias. Informa, porém, que o cargo de síndico não é sua atividade profissional principal.

Tatiane Chaves trabalha como Administradora do Condomínio, assim como Técnica em Edificações. Ordena o funcionamento de itens vitais como sistemas automatizados, gerenciamento das manutenções prediais, estacionamento, funcionários, dentre outros. Além dessas atribuições, fiscaliza os projetos e as obras de reforma de cada imóvel para sanar dúvidas e manter os procedimentos de acordo com o manual de obras entregue a cada proprietário. Também lida com proprietários e com os profissionais contratados para executar as obras no prédio.

Finalizando o encontro, mostraram aos discentes como a automação é importante para gerenciar todas as funções do edifício, como também para economizar recursos financeiros do condomínio. Evidenciam como a empresa ECO Construções procura identificar os detalhes que podem ser melhorados em seus produtos, tendo em vista o investimento em tecnologia de ponta para valorizar o empreendimento e justificar o custo da transação imobiliária. Citaram também a forma como a construtora interage com os Corretores de Imóveis, assim como as oportunidades de cadastro de parceiros de negócios usado para lidar com vendas. Convidaram as turmas para uma Visita Técnica no Eco Business, recebendo aplausos dos discentes.

O Campus Avançado Cabedelo Centro agradece a excelente contribuição dos visitantes, reiterando o compromisso com a qualidade da formação profissional e o orgulho de receber egressos do IFPB em sala de aula.

registrado em: