Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2018 > 07 > Alunas de TTI são destaque no evento do Setec-MEC

Alunas de TTI são destaque no evento do Setec-MEC

Flávia Souza e Camila Rodrigues alcançam segundo lugar dentre as ideias apresentadas no Programa Células Empreendedoras.

publicado: 19/07/2018 12h00 última modificação: 19/07/2018 12h00
Discentes Camila e Flavia durante o evento do Setec-MEC.

Ocorreu entre 9 a 13 de julho, no IFPB – Campus João Pessoa, a etapa local do Programa Células Empreendedoras lançado pela Setec-MEC.  O evento aplicou a metodologia desenvolvida no Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco para cultivar a iniciativa empreendedora em nossos discentes e servidores através da criatividade em parceria com diversas organizações. Seu principal objetivo é fomentar o surgimento de negócios liderados por estudantes, tendo servidores da instituição como tutores, além de fomentar a prática do empreendedorismo social, incentivando práticas que vislumbrem desenvolver benefícios para todos os envolvidos, corroborando com práticas sociais que sejam benéficas.

O Campus Avançado Cabedelo Centro foi representado por uma delegação liderada pela Profª. Madiã Vasconcelos, Administradora de Empresas vinculada ao Eixo Técnico de Gestão e Negócios. Segundo ela,  “Durante toda a semana fomos expostos a uma qualificação e posteriormente a uma gamificação através de Pich Combats, desenvolvendo distintos aspectos, com o intuito de formar mentes empreendedoras em diferentes setores do mercado”.

Os participantes do evento foram subdivididos em grupos menores, e a ideia empreendedora apresentada por Flavia Souza e Camila Rodrigues, ambas discentes do Técnico em Transações Imobiliárias do Campus Cabedelo Centro participou do primeiro Pitch. Com a aprovação da ideia pelos demais participantes, assim seguindo na competição, ressalta-se que nessa primeira fase tinham em média trinta ideias. Seguindo para o próximo dia de competições, as meninas formaram uma equipe com outros alunos de outros cursos e Campi, para desenvolvimento do projeto, cujo principal intuito dessa mistura é contemplar a multidisciplinaridade. Todos os dias eram apresentados e desenvolvidos novas fases do projeto apresentado, passando sempre por um Pitch Combat. No último dia do evento, todos os finalistas foram convidados a apresentarem suas ideias para uma banca formada por membros do projeto células empreendedoras, empresários da capital paraibana e representantes de organizações governamentais.
Para a surpresa de todos,  a proposta intitulada Food Security, defendida pelas discentes Flavia Souza e Camila Rodrigues foi contemplada com a segunda colocação na Maratona de Células Empreendedoras.

Flávia Souza, aluna do segundo período de TTI, aponta ferramentas como o Design Thinking e o Startup como principais temas. “Pensei que seriam palestras, e foi o contrário. O que a gente via era algo novo e colocávamos em prática”. Flávia almeja ingressar no Bacharelado em Administração como opção de continuar estudando no IFPB. Ainda reitera que o Design estava "incluso em todos os projetos envolvidos, que por sinal reflete também no curso de TTI"

A aluna Camila Rodrigues, estudante do primeiro período de TTI, relata que o evento ajudou a “Identificar problemas reais da sociedade e criar soluções inovadoras. Aprendemos a trabalhar em equipe, fazer o máximo que podíamos pelo nosso projeto e pela nossa equipe, assim como lidar com situações de pressão”. Ao ser indagada sobre a participação como protagonista no evento, Camila ressalta que “No começo me causou medo, mas com persistência conseguimos o 2° lugar dentre 14 equipes.”

De acordo com o cronograma a equipe participará da segunda etapa do Programa, a Conferência de Inovação e Empreendedorismo em Recife, para apresentar os projetos a investidores para outra seleção dirigido a um Living Lab.

A maratona células empreendedoras buscou desenvolver em todos os participantes aspectos do empreendedorismo, sobretudo trabalhando com ações. Havia exposição diária dos discentes a desafios onde os mentores (grupos formado por docentes do IFPB) auxiliavam a evolução de ideias e pensamentos.