Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2018 > 06 > TTI recebe professores Homero Carvalho e Marconi Santos

Noticia

TTI recebe professores Homero Carvalho e Marconi Santos

Docentes palestram sobre ferramentas de cadastramento de imóveis e planejamento urbano.
por publicado: 08/06/2018 20h36 última modificação: 08/06/2018 20h36
Homero Carvalho e Marconi Santos com as turmas de TTI do Campus Cabedelo Centro.

Homero Carvalho e Marconi Santos com as turmas de TTI do Campus Cabedelo Centro.

Homero Carvalho e Marconi Santos com as turmas de TTI do Campus Cabedelo Centro. As turmas do primeiro e segundo períodos do Curso Técnico em Transações Imobiliárias receberam nessa sexta-feira a visita do professor Homero Carvalho e do professor Marconi Santos para uma palestra sobre ferramentas de cadastramento de imóveis urbanos. O momento direcionado aos discentes do Campus Avançado Cabedelo Centro também contou com a presença dos Arquitetos Raphael Felix e Manoel Sarmento, ambos servidores da Prefeitura Municipal de Cabedelo.

Apresentando o Cadastro Técnico Multifinalitário, o professor Marconi Santos demonstrou como é realizada a coleta de dados cartográficos para a criação de um banco de dados compondo um setor específico de gestão municipal. Equipamentos e metodologias foram explicados para que os participantes compreendessem como as informações fornecidas pelo uso e ocupação do solo urbano servem para tomadas de decisões de planejamento e administração pública dos recursos das prefeituras. Apontou também sistemas integrados ao Ministério das Cidades que situam os profissionais do setor de cadastramento em relação às diretrizes do governo federal.

O professor Homero Carvalho, por sua vez, mostrou a eficácia das ferramentas de geoprocessamento para o Planejamento Urbano. Dentre as inúmeras utilidades, destacou o controle de áreas de risco municipal, gerenciamento de vegetação urbana, planos de rotas de fuga, além da alimentação de dados cadastrais referentes à propriedade, tipologia e materiais de construção das edificações. Essas informações são inseridas nos bancos de dados municipais pelos agentes públicos dos setores de análises, cadastramento e tributos. Citou ainda como o cadastramento de imóveis urbanos pode auxiliar a arrecadação e distribuição de receita dos municípios, criando métodos e índices de infraestrutura urbana destinados à composição dos valores de IPTU cobrados pelo poder público.

A palestra foi encerrada com um convite aos servidores públicos municipais a participarem de uma capacitação, modalidade FIC. O curso está sendo desenvolvido para atualizar os agentes da área de cadastramento e planejamento dos municípios a construir e manter tais bancos de dados. Os pré-requisitos e datas ainda estão em análise, dependendo da demanda das prefeituras. O encontro serviu para reiterar o compromisso de suporte tecnológico que o IFPB é capaz de disseminar para o benefício coletivo da região.

registrado em: