Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo Centro > Notícias > 2017 > Março > Reitoria Itinerante inicia atividades de 2017 em Cabedelo Centro

Reitoria Itinerante inicia atividades de 2017 em Cabedelo Centro

Equipe gestora debateu com estudantes sobre reivindicações de melhoria
por Ana Carolina Abiahy publicado: 15/03/2017 15h52 última modificação: 15/03/2017 15h56

O projeto Reitoria Itinerante iniciou as suas atividades nesse ano de 2017 pelo Campus Avançado Cabedelo Centro. Na noite dessa terça, 14 de março, o reitor Nicácio Lopes e a equipe sistêmica do Instituto Federal da Paraíba chegaram ao campus, às 18h, para dialogar inicialmente com os estudantes. O reitor destacou que o Campus Cabedelo Centro tem crescido a olhos vistos sob o comando "de uma equipe com muito espírito público".

Os gestores do campus convidaram os representantes de turma para levar as reivindicações do corpo discente para a Reitoria. Atualmente, o Campus Cabedelo Centro tem cinco cursos de nível técnico/médio. Um dos pedidos de pauta dos estudantes foi para a abertura de cursos superiores.

Mas, a diretora geral, Keitiana Souza, explicou que inicialmente o Campus teria de cumprir com a porcentagem definida na lei dos Institutos Federais que determina metade das vagas para cursos do ensino médio integrado ao técnico, modalidade que ainda não funciona em Cabedelo Centro. Apesar de estar em licença maternidade, Keitiana fez questão de acompanhar a reunião com o diretor geral substituto Marcelo Garcia.

Klarc Galdino - Representante Discente.jpgMuitas solicitações vieram da unidade nova instalada no município de Lucena, no ano passado. Entre eles, estava Klarc da Silva Galdino, estudante do terceiro período do curso de Pesca. Ele mora em Fagundes e conta que na sua cidade não tem lanhouse e assim como vários estudantes do IFPB em Lucena tem dificuldade para imprimir o material que muitos docentes enviam por email. O principal pedido é para aumentar o acesso às máquinas xerográficas do IFPB. Os gestores ressaltaram que já há disponibilidade de uma máquina em cada prédio do Campus. O pró-reitor de Administração, Marcos Vicente dos Santos, garantiu a disponibilidade de papel para as cópias. Keitiana frisou a importância de dialogar com os professores para adotarem novos métodos que não concentram o material apenas em plataformas digitais.

Segundo Beatriz, estudante de Serviços Jurídicos, é preciso ampliar o número de livros da Biblioteca que podem ser levados para casa e não só consultados. “Muitos vêm de outra cidade, como eu que moro em Santa Rita, só tem dinheiro da passagem do trem às vezes, não tem como ficar tirando xerox e já chega em cima da hora da aula não dá tempo de utilizar o livro de consulta”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, lembrou que foram disponibilizados R$ 50 mil para aquisição de livros, mas que devido à demora no processo licitatório muitos ainda estão chegando à biblioteca do campus. A solicitação por mais livros também foi do representante do curso de Náutica.

O aluno Ewerton Borba, do curso de Guia de Turismo, reivindicou ajuda de custo para congressos acadêmicos e o reitor Nicácio garantiu o auxílio. Muitos pedidos sobre infraestrutura também foram alvo do debate com servidores.

Confira mais fotos da visita no Facebook.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB