Histórico

por Marcéu Adissi publicado 25/05/2019 15h47, última modificação 06/04/2021 22h23
O IFPB tem um longo, exitoso e reconhecido trabalho realizado para o Ensino Profissional Marítimo.

Foto da formatura de pescadores na Baía da TraiçãoDesde os tempos das caravelas a Paraíba ocupa um lugar de destaque na navegação marítima. A região do antigo Porto do Varadouro, também conhecido como Porto do Capim, era o centro comercial do estado e abrigava troca de mercadorias, eventos sociais e o encontro de marinheiros. Com o assoreamento do Rio Sanhauá, no século XX as atividades portuárias deslocaram-se para o a foz do Rio Paraíba, no estratégico Porto de Cabedelo.

A Paraíba foi o único estado do Brasil a sediar a pesca industrial de baleia, devido a pequena plataforma continental e a proximidade de áreas de ocorrência de espécies com hábitos oceânicos. Com o incremento dos desembarques de atuns e afins e crescimento do setor industrial, até os anos 2000 o estado detinha uma das maiores produções pesqueiras nacionais.

O contexto ligado a pesca e a navegação tornaram o município de Cabedelo um berço de geração de marinheiros e pescadores reconhecido nacionalmente, e moldaram a cultura local. Este riquíssimo arranjo produtivo foi a matriz das ações extensionistas do IFPB em Cabedelo. Em 1999 um pequeno grupo de servidores do então Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/PB) ofertou um dos primeiros cursos de capacitação técnica em pesca pelo Núcleo de Pesca Oceânica. Esta ação foi a primeira de inúmeras realizadas por este Núcleo frente a carência de políticas públicas voltadas para o setor pesqueiro.

Em 2007 foi consolidado o Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha do CEFET, cujo principal objetivo foi promover cursos de extensão temáticos na área de pesca oceânica. Paralelamente, foi criado pela SETEC/MEC o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e à Aquicultura (Nordeste II), incluindo os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Estas ações culminaram na criação do Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima em 2008, com ação focada na formação de recursos humanos nas áreas de navegação e pesca. O trabalho de extensão dirigido a estes setores proporcionou reconhecimento pela Marinha do Brasil, que em 2012 estabeleceu parceria para o IFPB ministrar os cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM).

Em 2015 foi criado o Campus Avançado Cabedelo Centro (CACC), que absorveu o Centro de Formação em Pesca e Cultura Marinha e o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima (CRPNM). Desde então, além de ofertar outros cursos, o CACC vem dando continuidade à formação de pescadores, portuários e marítimos, tanto em sua sede no Centro de Cabedelo como no Núcleo Avançado de Lucena (NAL).

Estas ações estão em consonância com a Política Marítima Nacional e têm contribuído com a retirada de pescadores da marginalidade e com a formação de recursos humanos para a o trabalho no mar. Esta iniciativa de sucesso se estende a toda zona costeira brasileira e está alinhada às atividades de ensino, pesquisa e extensão do CACC.