Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 06 > Famílias da região litorânea são beneficiadas com entrega de cestas básicas do IFPB Solidário

Campanha vem ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade social em toda Paraíba
por publicado: 05/06/2020 17h11 última modificação: 03/11/2021 02h03

A segunda etapa da entrega de alimentos e materiais de higiene pessoal da campanha IFPB Solidário teve início nesta sexta-feira (05). Mais de 600 cestas básicas com itens de primeira necessidade estão sendo distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade nas cidades de Cajazeiras, João Pessoa, Patos, Picuí, Monteiro, Areia, Cabedelo, Itaporanga, Santa Luzia, Soledade, Santa Rita, Itabaiana e Pedras de Fogo.

Um dos grupos beneficiados na capital foi o da cooperativa de catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis Catajampa. “Estamos passando por um momento muito difícil com a pandemia e a ajuda de parceiros que se preocupam com a nossa realidade social, como o IFPB, é muito importante. Em nome de todos os catadores agradecemos imensamente ao instituto”, afirmou a presidente da associação Egrinalda dos Santos Silva.

O presidente da Funetec, Anselmo Castilho, e o Pró-reitor de Assuntos Estudantis do IFPB, Manoel Macedo, participaram da entrega. “No dia mundial do meio ambiente fazemos a doação das cestas na associação Catajampa que faz um trabalho fundamental fazendo com que as condições de humanidade e sobrevivência sejam propagadas para o futuro”, comentou Castilho, acrescentando que a Funetec está empenhada em fazer com que a solidariedade chegue aos mais necessitados. A fundação também entregou máscaras de proteção.

Outro grupo beneficiado foi o de refugiados venezuelanos, por meio da entrega de cestas na Funai que contemplará 8 indígenas e 45 cestas na Aldeia SOS que serão distribuídas para as famílias abrigadas no local. A Ocupação Terra Livre, em João Pessoa, vai receber a doação de 30 cestas que beneficiará famílias que lutam por moradia.

Familiares de estudantes que tiveram seu sustento prejudicado pela pandemia receberão a ajuda. No Campus Santa Rita foram entregues 50 cestas e no Campus Cabedelo mais 30 cestas.cabedelo 1.jpg

Em Itabaiana, 10 cestas básicas foram para o asilo de idosos Vovó Olívia. “Ficamos honrados e muito agradecidos por vocês estarem ajudando ao próximo, a quem precisa. Cada doação que vem pra cá é muito importante e muito bem-vinda”, afirmou a representante do asilo Sueli Oliveira. Na segunda-feira, outras 35 cestas serão entregues no campus Pedras de Fogo para distribuir para a Associação dos Catadores da cidade.

Além das 250 cestas distribuídas para a região do litoral, mais 350 estão sendo enviadas para a Borborema e o Sertão. Na cidade de Picuí serão 55 cestas; Areia, 35; Soledade, 30; Monteiro, 55; Itaporanga, 40; Cajazeiras, 75; Santa Luzia, 40; Patos, 20 cestas.

“A campanha tem contemplado diversos grupos em situação de vulnerabilidade no estado e hoje foi possível concretizar mais uma ação de doação de cestas básicas, apoiando as pessoas que mais precisam neste momento. A campanha está em ascensão e a cada dia vem ganhando mais visibilidade e credibilidade na sociedade e esperamos que isso possa se traduzir em benefícios, ajuda e assistência para quem tanto precisa”, destacou o Pró-Reitor Macedo.