Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2020 > 03 > Campus Cabedelo desenvolve ações de prevenção contra a COVID-19

Noticia

Campus Cabedelo desenvolve ações de prevenção contra a COVID-19

Reitoria enviou recomendações do MEC e do Ministério da Saúde sobre o novo Coronavírus aos campi e constituiu Comitê
por publicado: 16/03/2020 20h53 última modificação: 03/11/2021 02h11

 

Em virtude do surto do novo Coronavírus, o Campus Cabedelo tem desenvolvido ações educativas de orientação e prevenção visando combater a propagação do novo coronavírus. As ações estão em acordo com as orientações do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, encaminhadas aos campi da instituição através da Reitoria do IFPB.

As ações educativas serão adotadas por todo o Campus Cabedelo e visam a mudança de comportamento durante o período de surto da doença. Além disso, a ideia é que a comunidade acadêmica aja como elemento de difusão de informações que auxiliem na prevenção do novo Coronavírus.

Durante toda esta segunda-feira (16), ocorreram palestras sobre o vírus, e sobre a necessidade da adoção de cuidados básicos de higiene e etiqueta comportamental. A Médica do Campus Cabedelo, Sarah Vinagre, e a Técnica de Enfermagem Graciela Maciel dialogaram com as turmas de todos os cursos sobre a pandemia e sobre a importância de se lavar corretamente as mãos com água e sabonete e com álcool em gel, bem como sobre a forma adequada de se tossir. Segundo Sarah, tais atitudes são cuidados simples que podem evitar a infecção. Os discentes do Campus Avançado Cabedelo Centro, que momentaneamente tem suas aulas ministradas aulas no Campus Cabedelo, também participaram da ação.

05.jpegAlém das ações educativas, outras medidas foram adotadas pela direção do campus, como a distribuição de dispensadores de álcool em gel no Bloco Acadêmico, na Biblioteca, no Refeitório e em cada um dos pavimentos dos dois Blocos Acadêmicos da unidade. A equipe de limpeza também foi orientada a higienizar as superfícies dos ambientes acadêmicos e administrativos (mesas, carteiras, equipamentos, entre outros), bem como maçanetas e corrimãos.

A Direção do Campus Cabedelo divulgou Ofício Circular relacionando as medidas adotadas, bem como a perspectiva de adoção de novas medidas, conforme as orientações das autoridades competentes e instâncias técnicas apropriadas, como o comitê constituído pela Reitoria do IFPB responsável pela elaboração de plano de ação no que concerne às medidas de proteção para o enfrentamento da disseminação e o combate à COVID-19.

Confira o Ofício Circular 6/2020 clicando aqui.   

 

Comitê do IFPB recomenda ações ao Colégio de Dirigentes do IFPB

 

07Em reunião realizada nesta segunda-feira (16), no Gabinete da Reitoria, o Reitor Nicácio Lopes instalou oficialmente o Comitê do IFPB responsável pela elaboração de plano de ação para o enfrentamento da disseminação e combate ao Coronavírus (COVID-19). Presidindo esta primeira reunião do Comitê, o reitor Nicácio fez uma análise da conjuntura e repassou informações atualizadas sobre o avanço do coronavírus, dando ciência a todos da Instrução Normativa Nº 19, de 12/03/2020, do Ministério da Economia; de Nota do CONIF sobre o assunto e da Portaria Nº 356, de 11/03/2020, do Ministério da Saúde.

“Este comitê será responsável pelo monitoramento do avanço da pandemia em nossa região, pela atualização das informações oficiais sobre o assunto e também pelas medidas que serão necessárias para o enfrentamento do Coronavírus no âmbito do IFPB”, destacou o Reitor.

Depois de deliberar sobre o tema, o Comitê do IFPB decidiu recomendar várias ações ao Colégio de Dirigentes do IFPB, que se reunirá nesta terça-feira (17), às 09:00 horas, no auditório da Reitoria, para debater o assunto e encaminhar ao Conselho Superior as ações de enfrentamento da pandemia no âmbito do IFPB.