Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 09 > Campus Cabedelo comemora 10 anos nesta terça

Campus Cabedelo comemora 10 anos nesta terça

Comunidade, estudantes e servidores comemoram 10 anos de história da unidade em solenidade nesta terça-feira (24)
por publicado: 23/09/2019 15h37 última modificação: 25/09/2019 11h04

O Campus Cabedelo do Instituto Federal da Paraíba realizará, nesta terça-feira (24), às 09:30 horas, no novo auditório do campus, solenidade de comemoração pela passagem dos 10 anos de funcionamento da unidade do IFPB em Cabedelo.

O evento contará com as presenças de representantes da comunidade, parceiros externos, servidores  e estudantes da Instituição, e prestará homenagens a personalidades que vêm contribuindo para o fortalecimento do campus ao longo do tempo: parceiros institucionais, estudantes egressos, colaboradores e servidores aposentados no último ano, como forma de agradecimento pela parceria em prol da Instituição.

Na ocasião, haverá a inauguração oficial, com descerramento de placa, do novo auditório do Campus Cabedelo, nomeado Auditório Professora Edinilza Barbosa dos Santos. O mesmo ocorrerá junto à Biblioteca do campus, nomeada Biblioteca Professor Jorge Tadeu Nogueira Nunes, em reconhecimento a todo o trabalho e dedicação de ambos os professores ao longo dos anos junto a esta Instituição Educacional.

Também serão homenageados o professor Itapuan Bôtto Targino, acadêmico e ex-diretor da Instituição, à época, Escola Técnica Federal da Paraíba, e o professor Nicácio Lopes, em reconhecimento às contribuições de ambos tanto para o Instituto Federal da Paraíba (que completa 110 anos hoje) e como para o Campus Cabedelo.

O IFPB Campus Cabedelo foi criado a partir do Plano de Expansão da Educação Profissional do Governo Federal, no ano de 2008, através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Suas primeiras turmas iniciaram suas aulas no mês de setembro de 2009.

O campus tem contribuído para a transformação da realidade social do Município através da oferta de educação profissional gratuita e de qualidade, pautando-se na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na construção de itinerários formativos sólidos e no estímulo às potencialidades econômicas locais, em uma perspectiva de sustentabilidade ambiental.

110 anos de história institucional

Criado em 23 de setembro de 1909 pelo Presidente Nilo Peçanha, a Escola de Aprendizes Artífices só iniciou suas atividades em 1910, num espaço cedido pela Polícia Militar. Em 1929, a escola estava consolidada, ocupando o prédio onde hoje funciona a Reitoria do IFPB no bairro de Jaguaribe. Entre os cursos ofertados na época, o de maior sucesso era o de Alfaiataria. Nos anos seguintes os cursos artesanais deram lugar aos de qualificação industrial.

Depois de chamar-se Liceu Industrial da Paraíba, Escola Industrial Coriolano de Medeiros, Escola Técnica Federal da Paraíba e Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, hoje o Instituto Federal da Paraíba conta com 28.000 alunos em 21 campi em todas as regiões da Paraíba e comemora 110 anos de história.