Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 06 > Duas equipes do Campus Cabedelo estão na final da Olimpíada Nacional de História

Equipes Matrona e Órion disputarão a final no mês de agosto em Campinas-SP
por Patrícia Nogueira publicado: 28/06/2019 12h12 última modificação: 28/06/2019 12h12

O Campus Cabedelo classificou duas equipes para a fase final da 11ª edição da Olimpíada Nacional de História que será realizada no dia 17 de agosto na Universidade de Campinas (Unicamp) em São Paulo.

As equipes denominadas Órion e Maratona são compostas por estudantes do ensino médio. Fazem parte da equipe Órion: Lays Oliveira, Kamilly Fernandes e Simon Lucena, que participam pela primeira vez. Já a equipe Matrona é composta por Érika Alves, Laís Ribeiro e Mariana Abreu, que já tiveram participações em edições anteriores.

O Coordenador das equipes é o professor Lício Costa que comemorou a aprovação nas seis fases iniciais online e agora está na expectativa para a conquista de uma medalha na final. “Esse é um resultado importante para o IFPB, embora ainda não tenhamos ganhado medalha, já passamos pela fase não presencial, que foi uma grande peneira em um evento que é referência na área de história do Brasil. Nossa expectativa é bastante positiva”, comentou o professor Lício.

A estudante Lais Ribeiro comentou que está esperançosa em conquistar uma medalha este ano. “Nos preparamos bastante”, afirmou. “Os conteúdos abordados são bem inusitados, que não vimos em sala de aula. Tudo é baseado na pesquisa, mas tiveram questões que foram bem complicadas de se entrar em um consenso”, disse Laís que estuda no curso de técnico em Multimídia.

Os alunos tiveram um preparo reforçado por meio de encontros nos sábados letivos: “Nós olhamos as questões das edições anteriores e conversamos com nossas equipes e os professores orientadores”, comentou a estudante do curso técnico em Multimídia Mariana Abreu. O professor Lício lembrou que as equipes fizeram uma visita ao Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP)para pesquisar as fontes para uma das etapas da Olimpíada.

Mais quatro equipes do IFPB também estão classificadas, duas do Campus João Pessoa e duas do Campus Campina Grande. O IFPB soma um total de 6 equipes das 8 paraibanas classificadas.

A Olímpiada Nacional de História inscreveu  nesta 11ªedição 18.500 equipes em todo Brasil. Participam da final, 314 equipes. Na edição anterior o IFPB participou com 7 equipes. A equipe do Campus Campina Grande obteve medalha de prata e a do Campus Cabedelo, medalha de bronze. O resultado desta edição será divulgado no dia 18 de agosto.

Saiba mais sobre a ONHB https://www.olimpiadadehistoria.com.br/