Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 05 > Semana da Indissociabilidade movimenta o Campus Cabedelo

Semana da Indissociabilidade movimenta o Campus Cabedelo

Evento reuniu comunidade acadêmica para a presentação dos resultados dos projetos integradores interdisciplinares, de pesquisa e de extensão
por publicado: 09/05/2019 15h37 última modificação: 09/05/2019 18h50

O dia 04 de maio foi marcado por uma intensa troca de saberes e experiências no âmbito do IFPB Campus Cabedelo: nesse dia, ocorreu o evento intitulado Semana da Indissociabilidade, reunindo toda a comunidade acadêmica para a apresentação dos resultados alcançados através dos projetos de pesquisa, de extensão e dos projetos integradores interdisciplinares desenvolvidos ao longo do ano de 2018 e início de 2019.

O  evento foi organizado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão, através do professor Evandro Cordeiro, e pela Coordenação de Projetos Especiais do Campus Cabedelo, através da professora Lucila Karla Brito, com o apoio e empenho de diversos outros professores e técnico-administrativos em educação, além de estudantes bolsistas e voluntários. As salas e o auditório cheios, com uma grande participação de discentes e docentes, ávidos por conhecimento e pela troca de experiências, demonstraram a produtividade de nossa comunidade nas diversas áreas de conhecimento abordadas pelos cursos técnicos e superiores do Campus Cabedelo.

03.jpgNo Auditório, foram apresentados os projetos integradores desenvolvidos no âmbito dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros e Multimídia, teoricamente fundamentados e com fartos registros práticos das atividades desenvolvidas. No caso do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, por exemplo, foram apresentados os projetos “Farmácia do Jardim: cultivando o uso da fitoterapia na atenção básica de saúde do Bairro Jardim Manguinhos”, “Agricultura Familiar: história de resistência e problemas atuais”, e “Agroecologia e Permacultura”, que trabalhou o uso de tecnologias sustentáveis na realização de uma bioconstrução dentro do campus.

11.jpgNa sala 3, foram apresentados projetos de extensão, tais quais o projeto “Aquaponia em Escala Familiar: integrando práticas educativas e extensionistas na comunidade de Cabedelo-PB”, que busca viabilizar a instalação de sistema aquapônicos, para a criação simultânea e integrada de peixes e hortaliças, em escolas municipais e residências do entorno do campus; e o projeto “A Cria de Benedito: uma experiência audiovisual como ferramenta de preservação da memória de Cabedelo/PB”, envolvendo estudantes dos cursos Técnico em Multimídia e Superior de Tecnologia em Design Gráfico, na criação de um documentário sobre Dona Têca do Coco, filha de Mestre Benedito, cuja arte é nacionalmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial do povo brasileiro. O curta-metragem finalizado, que tem sido exibido em escolas municipais e estaduais no Município de Cabedelo, teve uma sessão exclusiva para o público da Semana da Indissociabilidade, realizada na Sala 8.

06.jpgA exposição “Um mergulho nos recifes costeiros da Paraíba”, idealizada pela professora Christinne Eloy e desenvolvida com a participação de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e de Multimídia do Campus Cabedelo, atraiu diversos visitantes, que se encantaram com as fotografias subaquáticas realizadas pelos participantes do projeto, e se encantaram com os recursos multimidiáticos que davam vida às imagens estáticas, através do software HP Reveal. A exposição esteve aberta ao público na Sala 6, ao lado da oficina de Teatro do Oprimido, promovida pelo Coletivo Rouxinol, que compõem o Núcleo de TO do Campus Cabedelo.

Os projetos de pesquisa apresentados na Sala 4, na forma de banners, envolveram diversas temáticas abordadas em todos os cursos, em especial, aquelas desenvolvidas pelos estudantes e docentes ligados aos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Técnico em Recursos Pesqueiros, tais como os projetos de pesquisa intitulados “Aulas Práticas em Biologia: perspectiva dos professores e o rendimento escolar dos alunos de cabedelo/PB”, “Trilhas Educativas: ateliê de brinquedos científicos”, entre outros.

27.jpgA Semana da Indissociabilidade foi reconhecida como um fórum importantíssimo de discussão, demonstrando todo o potencial das práticas e atividades inovadoras desenvolvidas pela comunidade acadêmica do Campus Cabedelo, em articulação com as demandas sociais, e teve consolidado seu papel estratégico no avanço da discussão da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Foi, certamente, a primeira edição de muitas que virão.

Confira aqui a programação completa.

Semana da Indissociabilidade - Logotipo