Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 05 > IFPB mobiliza comunidade acadêmica contra o bloqueio no orçamento

IFPB mobiliza comunidade acadêmica contra o bloqueio no orçamento

No Campus Cabedelo, o ato simbólico acontecerá na próxima segunda-feira (13), às 09h30
por publicado: 10/05/2019 16h18 última modificação: 11/05/2019 08h28

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) convida toda a comunidade dos Institutos Federais do País para, nesta segunda-feira (13), se unirem em uma ação nacional em defesa da educação brasileira. No Campus Cabedelo, esta ação acontecerá às 9h30, durante o intervalo das aulas matutinas.

De acordo com a programação definida pelo Conif e organizada pelo Campus Cabedelo, o evento será breve, no intuito de não alterar o andamento normal das aulas. Na ocasião, será feita a leitura da Nota Oficial sobre o Bloqueio do Orçamento, emitida pelo Conif em 9 de maio e elaborada durante a 95ª Reunião Ordinária do Conselho, seguida de um abraço simbólico ao Campus Cabedelo, realizado na área interna da unidade. A mobilização será iniciada no Hall do Bloco Acadêmico I, e gestores, servidores, estudantes, funcionários terceirizados, ex-alunos e parentes de estudantes estão convidados a participar.

Reunidos esta semana em Brasília, os reitores que compõem o Conif decidiram imprimir esforços para reverter o bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino – aproximadamente R$ 900 milhões – que representam de 37% a 42% dos recursos de custeio previstos para o funcionamento das unidades. Nessa perspectiva, todas as providências possíveis e necessárias têm sido adotadas pelo colegiado desde o anúncio da medida pelo Ministério da Educação (MEC), em 30 de abril.

De acordo com o Reitor Nicácio Lopes, que está de volta a João Pessoa nesta sexta-feira, este é um movimento institucional unificado e simultâneo em todo o território nacional em defesa da Rede Federal de Educação contra o bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal.

Para o Diretor Geral Lício Romero, este será um momento importante para reafirmar o carinho que a comunidade tem pelo Instituto Federal da Paraíba e, em especial, pela unidade de Cabedelo; bem como para demonstrar a preocupação de todos e todas com relação à possibilidade de manutenção do bloqueio orçamentário, o que acabaria prejudicando o bom andamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas.

Confira aqui a Nota Oficial do Conif sobre o Bloqueio do Orçamento das Instituições Federais de Ensino.