Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 05 > IFPB recebe evento alusivo aos 70 anos do Correio das Artes

IFPB recebe evento alusivo aos 70 anos do Correio das Artes

Diálogos, sarau poético e exposição reuniram comunidade acadêmica, profissionais e colaboradores do longevo suplemento literário
por publicado: 16/05/2019 19h15 última modificação: 16/05/2019 19h24

A tarde de hoje (16/05) foi especial para estudantes do Campus Cabedelo, que tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais e colaboradores do Correio das Artes e do Jornal A União, em momentos descontraídos e de muita troca de experiências. A atividade desenvolvida surgiu de parceria entre o Campus Cabedelo e a Empresa Paraibana de Comunicação, que vem promovendo ações alusivas ao aniversário de 70 anos do Correio das Artes, suplemento literário e artístico de A União.

O evento ocorreu no Auditório do Campus Cabedelo, e foi aberto pelo Diretor Geral Lício Romero, que destacou a parceria como extremamente benéfica ao Campus Cabedelo, pelo potencial de estímulo à criatividade e às artes que ações como esta propiciam à comunidade acadêmica. Em seguida, a Diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez, ressaltou a presença dos profissionais e colaboradores do Correio das Artes e de A União, bem como a parceria com o IFPB no tocante à realização de estágios para estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico. Logo em seguida, Naná Garcez realizou uma breve, porém elucidativa, entrevista com o ilustrador Tônio, que já produziu diversas ilustrações e capas para o suplemento literário.

03.jpgEm seguida, os editores William Costa e André Cananéia falaram sobre o Correio das Artes e os processos técnicos e criativos relacionados à produção do suplemento literário. Na ocasião, William Costa foi homenageado, através da entrega de placa simbólica, por suas contribuições à frente da editoria do suplemento.

Em seguida, teve início um belíssimo sarau poético, que contou com a participação de poetas e poetisas de referência no cenário cultural e literário paraibanos: nomes como Vitória Lima, Sérgio de Castro Pinto, Expedito Ferraz Júnior e Jennifer Trajano declamaram poesias autorais, encantando a plateia, encorajando os discentes do Campus Cabedelo a recitar poemas escolhidos pelos próprios, com a ajuda da professora Jeane Azevedo que participou da organização do sarau e do varau poético localizado no Hall do Bloco Acadêmico I.

A atividade terminou em um clima de regozijo e satisfação, mas parte dela continua: estão expostas, nas paredes do Bloco Acadêmico I, em seu piso térreo, 40 imagens de capas produzidas para o Correio das Artes, desde sua primeira edição, de 27 de março de 1949, até os dias atuais. A comunidade acadêmica poderá se deleitar com o caráter histórico, visual, técnico e artístico das mesmas pelos próximos dias.