Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 03 > Campus Cabedelo inscreve equipes na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Discentes dos cursos técnicos integrados podem participar de equipes orientadas por um professor da disciplina
por publicado: 19/03/2019 16h41 última modificação: 21/03/2019 11h14

A 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas e privadas, que estejam regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, incluindo alunos de EJA. As inscrições são realizadas online, até o dia 26 de abril, através da página da Olimpíada.

Nela, os estudantes se organizam em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados, juntamente com um professor de história. Para se inscrever, cada equipe deve realizar um cadastro junto ao sistema da ONHB, no qual serão solicitados nome completo, e-mail e outros dados. Se as equipes se inscreverem até o dia 20 de março, o valor da inscrição é de R$38,00 e no período de 21 de março a 26 de abril custará R$58,00.

No Campus Cabedelo, A Coordenação de Projetos Especiais e os professores da disciplina organizaram processo seletivo para a composição de 09 (nove) equipes com estudantes dos cursos técnicos integrados em Multimídia, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros. Os interessados redigiram uma carta de intenções, explicando o motivo pelo qual gostariam de participar da ONHB, e passaram por análise de seu histórico escolar, no tocante à disciplina história.

O resultado da seleção pode ser conferido neste link, e também foi publicado nos murais do Campus.

Para a professora Maria Cláudia, a Olimpíada Nacional de História do Brasil desperta o interesse dos jovens pelo conhecimento histórico, para além dos livros didáticos e das aulas tradicionais. "A Olimpíada põe nossos estudantes em contato com a produção acadêmica, com documentos e fontes históricas, com a produção historiográfica brasileira que está sendo formulada nas universidades e seus programas de pós-graduação", afirmou ela.

A atual edição da ONHB, manterá o formato de seis fases online, com duração de uma semana cada, compostas por questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz 4 alternativas, e mais de uma alternativa pode estar correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que considera a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.