Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2019 > 01 > Ótimos resultados marcam o final do ano de 2018

Ótimos resultados marcam o final do ano de 2018

Estudantes do Campus Cabedelo se destacam em Olimpíadas de Conhecimento, Maratona de Inovação e em Jogos Escolares
por publicado: 22/01/2019 16h57 última modificação: 24/01/2019 13h52

As últimas semanas do ano 2018 trouxeram excelentes resultados para o Campus Cabedelo, frutos do empenho, da dedicação e do trabalho de seus servidores e estudantes. Abaixo, fizemos um apanhado de algumas desses resultados e conquistas.

Premiação no Hackathon Cointer 2018

2.jpg

A competição intitulada Hackathon Cointer 2018 ocorreu como parte da programação do Cointer – Congresso Internacional das Ciências Agrárias, uma realização do Programa Internacional Despertando Vocações (PDV), que tem compromisso com a democratização do conhecimento e com uma Educação de qualidade, e ocorreu em dois locais: no Espaço Cultural José Lins do Rêgo e no Campus Cabedelo do IFPB.

O Hackathon Cointer nada mais é do que uma maratona de inovação, onde os participantes se juntam em grupos para propor uma solução para determinado problema, dentro de um tempo específico. Em sua segunda edição, a competição foi realizada durante 36h seguidas, entre os dias 11 e 12 de dezembro, e os competidores foram divididos em grupos formados por discentes de diversas instituições. Do Campus Cabedelo, participaram discentes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Multimídia.

5.jpgEm primeiro lugar ficou o grupo Realidade Aumenta, formado pelos discentes Daniel Camboim, do 1º ano de multimídia, e Matheus Melo do IFPE.

Em segundo ficou lugar ficou o grupo Intertec Agro, formado pelos discentes Rayane Vasconcelos, do 2º ano de multimídia, e Iraildo Barbosa da UFRPE.

O terceiro lugar foi para o grupo EcoRecicla, formado pelos discentes Clayara Bernardo, Natanael Silva, do 3º ano de Meio Ambiente, e Daniel Carvalho do IFPE.

Os discentes vivenciaram na prática a importância de gerar soluções inovadoras para problemas reais, disse Júlio Coelho, organizador do Hackathon Cointer. O tema do Hackathon 2018 foi “inovações tecnológicas a serviço da construção dos saberes e gestão do conhecimento”.

Medalhas de Ouro e Prata da Olimpíada Brasileira de Geografia

No tocante a olimpíadas de conhecimento, o Campus Cabedelo destacou-se na IV Olimpíada GeoBrasil 2018, competição que reúne a IV Olimpíada Brasileira de Geografia e a II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra, através das equipes “Os Aliados” e “Afrogirls”, orientadas pelo professor Thiago Almeida da Silva. Na Paraíba, foram inscritas um total de 426 equipes.

A equipe “Os Aliados”, composta pelos estudantes Elmiton Gabriel dos Santos Borges, João Victor Costa da Silva, José Yan Meireles Gomes, conquistou Medalha de Ouro na classificação final da etapa estadual da competição; Já a equipe “Afrogirls”, formada pelas estudantes Airllainny Thailiny Ventura Nascimento, Clarice de Morais da Silva e Fabyula Feliciano Camilo da Silva recebeu Medalha de Prata. Ambas as equipes são compostas por estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros Integrado ao Ensino Médio.

Campeão Geral dos Jogos Escolares de Cabedelo

13.jpgO Campus Cabedelo também obteve uma participação destacada na edição 2018 dos Jogos Escolares e Paraescolares do Município de Cabedelo. O evento, que reuniu mais de 680 alunos inscritos, representantes de 18 unidades escolares participantes (sendo 12 municipais, 5 estaduais e o IFPB Campus Cabedelo), contemplou competições em cinco modalidades (Futebol de Campo; Futsal; Handebol; Judô e Atletismo), e foi dividido em duas etapas: a primeira, envolvendo alunos de 12 a 14 anos; e a segunda, com alunos de 15 a 18 anos.

Como resultado de sua participação, o Campus Cabedelo foi premiado com o troféu de Campeão Geral, por seus ótimos resultados nas cinco modalidades, obtendo medalha de ouro no Handebol Masculino, Handebol Feminino e Futsal Feminino. Os jovens atletas do Campus Cabedelo foram acompanhados pelos professores de Educação Física Gustavo Felix e Aline Storni.

9.jpgPara a professora Aline, foi através de muito esforço, união e trabalho que as equipes lograram êxito na competição. “Tínhamos uma equipe quase toda nova, formada para os jogos escolares de Cabedelo. Mas com muita superação, união e amor ao esporte, acreditando sempre na capacidade de todos, conseguimos o 1º lugar”, disse.

Segundo a estudante Kamiris, o sentimento é de dever cumprido, pois o grupo treinou bastante para conquistar a vitória. “Com o apoio dos nossos técnicos e de nossos diretores, alcançamos um resultado de destaque na competição” afirmou, complementando: “a final foi uma decisão difícil e emocionante, e estou muito feliz”, fazendo referência ao jogo final da modalidade Futsal Feminino, contra a equipe da Escola Estadual José Guedes Cavalcante, vencido após prorrogação e nos pênaltis, por 01 gol de diferença.

11.jpg   14.jpg  12.jpg