Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 12 > Campus Cabedelo destacou-se no Simpósio Internacional de Agricultura Familiar

Noticia

Campus Cabedelo destacou-se no Simpósio Internacional de Agricultura Familiar

O evento foi promovido pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) e pelo IFPB
por publicado: 07/12/2018 20h51 última modificação: 11/12/2018 20h24

No último mês de novembro, João Pessoa se vestiu de alegria para receber o Simpósio Internacional de Agricultura Familiar. O evento teve como realizadores a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD) e o IFPB, através do Polo de Inovação João Pessoa, e ocorreu na capital paraibana, entre os dias 21 e 24/11, na Estação Cabo Branco.

O Simpósio Internacional da Agricultura Familiar trouxe a celebração da diversidade de cores e sabores advindos da Agricultura Familiar brasileira: mais de 500 participantes de mais de três países estiveram unidos em torno das discussões acerca do fomento da produção, distribuição de crédito, elaboração de selos, organização de cooperativas, melhoramento e criação de marcas, desenvolvimento de novos caminhos e criação de estratégias para comercialização e exportação dos produtos advindos da Agricultura Familiar.

O Campus Cabedelo do IFPB teve destaque presencial durante o Simpósio Internacional da Agricultura Familiar. Além dos Professores Jamylle King e Thyago Silveira, que estiveram envolvidos na organização do evento, os Professores Luciana Trigueiro, Fátima Lacerda, Pedro Paulo Sampaio, Ananelly Tiburtino e Valéria Góes ministraram oficinas direcionadas ao beneficiamento de produtos de peixe e crustáceos e elaboração de composto orgânico.

Também estiveram presentes, visitando o evento, as turmas do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros Integrado ao Ensino Médio na Modalidade PROEJA, do Técnico em Recursos Pesqueiros Subsequente, do Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio e da Licenciatura em Ciências Biológicas, todos cursos ofertados pelo Campus Cabedelo. 

 Durante os dias da realização do Simpósio, foi instalado o Mercado da Agricultura Familiar, no Final da Avenida Epitácio Pessoa, na Orla de João Pessoa. O Mercado da Agricultura Familiar promoveu a celebração e a divulgação do trabalho e produtos de 60 produtores de diferentes empreendimentos brasileiros, sendo 40 desses, agricultores regionais advindos do diversos municípios paraibanos.

 A diversidade apresentada e comercializada no Mercado foi tão diversa que tínhamos desde frutas e hortaliças, passando por cafés, queijos, licores, cachaças, geleias, vinhos, castanhas, guaraná, chocolates, peixes e crustáceos.

Um dos pontos altos do Mercado da Agricultura Familiar foi a Cozinha Show, onde Chefes renomados da culinária Paraibana e Brasileira utilizavam os produtos  comercializados para elaborar na hora pratos culinários inéditos, que foram servidos para os visitantes, evidenciando, na prática, como acontece a cadeia produtiva desses produtos.

O Simpósio Internacional da Agricultura Familiar e o Mercado da Agricultura Familiar conseguiram exaltar a criação e elaboração de políticas para produção e comercialização, bem como oportunizou momentos interativos entre Governo, academia e população, garantindo que o destaque principal fosse o pequeno produtor, e seus produtos oriundos da agricultura familiar.

registrado em: