Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 11 > Equipe envolvida no Projeto de Agricultura Familiar do IFPB conclui prospecções em países da Europa

Noticia

Equipe envolvida no Projeto de Agricultura Familiar do IFPB conclui prospecções em países da Europa

Depois de Paris e Espanha, última parada foi em Portugal
por publicado: 08/11/2018 11h19 última modificação: 08/11/2018 11h24

“Promover contatos e estabelecer redes de cooperação com entidades internacionais”. É com este objetivo que os coordenadores de metas do Projeto de Agricultura Familiar, executado pelo Polo de Inovação João Pessoa do IFPB e pela FUNETEC, realizaram, em outubro, um tour pela Europa.

A viagem teve início no dia 20 em Paris onde o grupo participou da Feira SIAL, depois a visita foi a Fruit Attraction (IFEMA) em Madri, Espanha, a última parada foi em Portugal.

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro os coordenadores visitaram o mercado Bio do Campo do Príncipe, em Lisboa, onde conheceram os estandes de venda de legumes, frutas e sopas naturais. De lá o grupo seguiu para a Quinta do Arneiro, na região de Torres Vedras, uma fazenda especializada em produtos vegetais orgânicos (ou “Bio”, como são conhecidos), com criação integrada de gansos e galinhas. Lá eles conheceram os canteiros de produção e um restaurante com opções de menu vegetariano e onívoro.

Em Lisboa também foi realizada uma reunião de trabalho com o professor Miguel Videira Monteiro, ex-coordenador dos Convênios Luso-Brasileiros da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, e produtor de vinhos certificados na região que é considerada patrimônio mundial pela UNESCO.

Outro importante contato foi com Manoel Campos, do núcleo NERSANT (Associação Empresarial da Região de
image5.jpegSantarém), uma incubadora que auxilia pequenos e grandes produtores com soluções tecnológicas, mercantis e de produção.

Segundo a professora Jamylle Ouverney-King, do Campus Cabedelo, “A missão foi muito proveitosa e permitiu a equipe envolvida no projeto identificar os níveis de organização da Agricultura Familiar, na Europa, assim como na América do Sul, Central e Norte, e na África”. Também integravam o grupo os professores Alexandre D’Andrea, Josy Batista e Thyago Silveira, coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do Campus Cabedelo.

 

Com informações da DGCOM do IFPB