Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 09 > Diretora de TAMK visita o Campus Cabedelo

Diretora de TAMK visita o Campus Cabedelo

Visita de cortesia fortalece as relações internacionais de cooperação do IFPB com a Finlândia
por publicado: 12/09/2018 11h58 última modificação: 12/09/2018 13h28

Nos últimos dias do mês de agosto de 2018, a comunidade acadêmica do IFPB Campus Cabedelo teve a oportunidade de interagir, de forma descontraído e esclarecedora, com a professora Carita Prokki, Diretora de Operações Comerciais da Universidade de TAMK (Tampere University of Applied Sciences), da Finlândia.

Carita reuniu-se com estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na tarde da quinta-feira (23) e falou sobre o seu país, esclarecendo diversas duvidas dos discentes.

A atividade foi articulada pela professora Jamylle Rebouças Ouverney-King, do Campus Cabedelo, e contou coma participação do Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, prof. Jefferson Batista; do Coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do Campus Cabedelo, prof. Thyago Silveira; e do Diretor Geral do campus, prof. Lício Romero.

Além de Carita, o Campus Cabedelo também recebeu o professor José Luiz Amado, do Instituto Federal Fluminense (IFF), participante, assim como a professora Jamylle, do Programa Professores para o Futuro, desenvolvido no âmbito da Rede Federal pela SETEC-MEC. O Professores para o Futuro é um programa de intercâmbio de docentes de Institutos Federais do Brasil para a Finlândia, a fim de vivenciar novas maneiras de ensino, atuando posteriormente como multiplicadores. José Luiz realizou oficina, apresentando, aos graduandos da Licenciatura Ciencias Biologicas, o T.E.A.C.H. Project, desenvolvido por ele, que consiste em um jogo que permite, aos professores, refletirsobre o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, centradas nos alunos.

Na ocasião, também foi discutida a construção de um proposta de intercâmbio entre estudantes Filandeses e Brasileiros, tendo em vista a criação de um plano de trabalho que, inicialmente, abrangeria os estudantes do Curso de Ciências Biológicas.

Logo em seguida, a prof. Carita conheceu as instalações do Campus Cabedelo, recebendo os agradecimentos da equipe Gestora do IFPB Campus Cabedelo por sua visita de cortesia.

O IFPB possui Memorando de Entendimento (MOU) com a Universidade de Tampere, e já recebeu outros profissionais finlandeses, em ações relacionadas a sua política de internacionalização desenvolvida através da ARINTER: foi o caso da missão institucional empreendida pela Diretora de Recursos Humanos de TAMK, Marja Jortikka, que visitou a Reitoria e os campi de João Pessoa e Cabedelo em novembro de 2017.