Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 08 > Projeto de Extensão "Cria de Benedito" tem início no Campus Cabedelo

Noticia

Projeto de Extensão "Cria de Benedito" tem início no Campus Cabedelo

Começou no sábado (04 de agosto) o projeto de extensão CRIA DE BENEDITO: uma experiência audiovisual como ferramenta de preservação de memórias de Cabedelo/PB.
por publicado: 14/08/2018 09h11 última modificação: 14/08/2018 09h11

O projeto de extensão propõe articular a produção audiovisual como ferramenta educativa através da realização de um documentário sobre um dos patrimônios imateriais da cidade de Cabedelo – o Coco de Roda do Mestre Benedito.

Contemplado pelo Edital nº 001/2018 – Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura: PROBEXC PROJETO o projeto inclui a realização de pesquisas, oficinas formativas e produção de um curta-metragem, envolvendo alunos do Curso Subsequente em Multimídia, do Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico, parceiros da comunidade e interessados em audiovisual e em conhecer um pouco mais do patrimônio cultural de Cabedelo. O projeto buscar apresentar essa manifestação através do olhar e das experiências de Dona Teca do Coco, filha do Mestre Benedito. Incorpora conhecimentos da área da antropologia, do audiovisual, da comunicação e das práticas de ensino.

As oficinas de formação audiovisual acontecerão no IFPB Campus Cabedelo durante o mês de agosto. Confira a programação abaixo:

04/08 – Criação de Roteiro – com Manoel Fernandes
Horário: 09h as 13h e de 14h as 18h
Local: IFPB – Campus Cabedelo

11/08 – Desenho de produção – com Noé Pires
Horário: 09h as 13h
Local: IFPB – Campus Cabedelo

11/08 – Vivência sobre o Coco de Roda do Mestre Benedito
Horário: 14h as 16h30
Local: IFPB – Campus Cabedelo

18/08 – Captação de som – com Lucas Brandão
Horário: 09h as 13h
Local: IFPB – Campus Cabedelo

18/08 – Fotografia Cinematográfica – com Rafael Aragão
Horário: 14h as 18h
Local: IFPB – Campus Cabedelo

25/08 – Direção de arte para documentário – com Helder Nóbrega
Horário: 09h as 13h e de 14h as 18h
Local: IFPB – Campus Cabedelo

25/08 – Montagem Cinematográfica – com Edson Lemos
Horário: 09h as 13h e 14h as 18h
Local: IFPB – Campus Cabedelo

NUPPAC – Núcleo de Preservação do Patrimônio Cultural

NAC – Núcleo de Arte e Cultural

IFPB – Campus Cabedelo

 

MANOEL FERNANDES

Cabedelense, diretor, roteirista e artista visual, graduando em cinema e audiovisual pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), do qual é membro do LENA - Laboratório de Estudos em Narrativas Audiovisuais. Autor de diversos roteiros e séries como A INVASÃO (3 temporadas) e INTERMARES (3 Temporadas); os longas, PREFÁCIO AO FOGO, ORLA e CAPITANIAS HEREDITÁRIAS; os Telefilmes, IMPROBUS e o FILHO DO AMANÍACO; e o sitcom, OS ABUTRES."

 NOÉ PIRES

Cantor, compositor, ator, artista visual, roteirista, diretor audiovisual e produtor cultural. Noé Pires nasceu em Alagoa Grande, no brejo Parahybano, e se enraizou em Cabedeleo, em 1995, cidade cujo folclore, praias, ruas e sons tornaram-se sua grande inspiração. Em 2014 participou do projeto "Cinema da Gente", coordenado por Adriano Melo, um trabalho em conjunto com os alunos do IFPB campus Cabedelo e com a produtora de cinema "Moinho da Paraiba". Em 2017 e 2018 dirigiu o projeto "Cine Entorno", uma mostra itinerante que levou o cinema para comunidades periféricas, e atuou no fime "Selva", do cineasta cabedelense Manoel Fernandes. Noé atualmente é membro da equipe Portau Produções, e atua na direção, roteiro e produção.

 DONA TECA DO COCO

Herdeira do Mestre Benedito, criador do grupo Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, Dona Teca é um dos grandes nomes da cultura popular na Paraíba. O grupo foi criado ainda nos anos 70 e é mantido até hoje. Pela cabeça de Benedito nunca passou a ideia de que a brincadeira de tocar coco e dançar ciranda em família um dia viraria um grupo formal. Mesmo antes de se mudar de Cruz do Espírito Santo para Cabedelo, em 1950, o patriarca já tinha o costume de convocar filhos, netos, irmãos e vizinhos para a despretensiosa dança em grupo.

 LUCAS BRANDÃO

Licenciado em Música (UFPE), Pós-Graduado em Técnicas de Áudio e Produção Musical (AESO) Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Computação e Artes (UFPB) Tecnólogo em Áudio Digital no Departamento de Mídias Digitais-DEMID/ UFPB (João Pessoa/Paraíba)

 RAFAEL ARAGÃO

Raphael Aragão é graduado em cinema e audiovisual pela UFPB. Profissionalmente já trabalhou como editor e finalizador em uma empresa de produção de vídeo para publicidade e casamento, mas hoje em dia é freelancer e se dedica ao cinema como diretor de fotografia, editor e finalizador, tendo trabalhado em filmes independentes realizados no estado e também é sócio fundador da empresa Cabradabra Filmes junto com Thalita Fernandes.

 HELDER NOBREGA

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPB Hélder Nóbrega é diretor de arte; roteirista, produtor e realizador do audiovisual; produtor cultural; e professor de arte, cinema e audiovisual. Atua nas áreas das Artes Cênicas; Artes Visuais; Cinema e Audiovisual; e da Produção (Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura e Música). Desenvolve atividades em todas elas.

 EDSON LEMOS

Edson Lemos Akatoy é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil, 2017). Durante o curso, realizou três curtas-metragens e um longa-metragem. Edson também acumula experiências em captação de som direto, como no curta-metragem de ficção “Os Filmes Gregos Serão Minha Herança” (2015), de R. B. Lima, e montagem e finalização, como no curta-metragem documentário “Dias de Ira” (2016), de Wagner Ramos, sobre as manifestações pelo impeachment da presidenta do Brasil, Dilma Rouseff, no longa-metragem de ficção “Selva” (2018), de Manoel Fernandes, e no videoclipe da banda Glue Trip, “Lucid Dreams” (2018), de Larissa Silvani.

 

Coordenação: Ana Moravi (professora do curso superior de Design Gráfico), Angélica Lacerda (Coordenadora do Curso de Multimídia) e Noé Pires (produtor cultural e parceiro social do projeto).

Mais informações pelo e-mail: https://portauproducoes.wixsite.com/portau


Texto e Foto : Ana Moravi - Professora do curso superior de Design Gráfico do IFPB Campus Cabedelo.



registrado em: