Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 08 > 2° dia da III Semana da Diversidade e Gênero

Noticia

2° dia da III Semana da Diversidade e Gênero

Mesa Redonda com o tema: Diversidade e Direitos Humanos é destaque no segundo dia do evento
por publicado: 17/08/2018 12h51 última modificação: 17/08/2018 12h51

Dando continuidade às atividades da III Semana da Diversidade e Gênero do Campus Cabedelo, a comissão organizadora do evento fez a abertura do segundo dia com sorteio de brindes para os discentes. Foram feitas questões relativas aos temas diversidade e gênero, dessa forma, os alunos que acertaram as questões foram premiados.

Na sequência houve a abertura da Mesa Redonda com o tema: Diversidade e Direitos Humanos que foi mediada por Marcos Moreira de Lucena, docente do Campus Cabedelo, e composta pelos palestrantes Jéssica Thais Pereira de Oliveira, José Alexandre Ferreira Guedes e Luciel Araújo de Oliveira.

Jéssica Thais Pereira de Oliveira, primeira palestrante do dia, é mãe, doula, cientista social, mestranda em Ciências Sociais e pesquisa relações de poder, corpo e gênero. A palestrante destacou em sua fala a importância da força da mulher.

Utilizando uma camisa com os dizeres “Lute como uma garota”, Jéssica Thais, trouxe para o debate questões relacionadas a necessidade da luta diária das mulheres, dos negros e dos LGBT’s de maneira geral, além disso, questionou os padrões de beleza impostos pela mídia, afirmando que não precisamos seguir esses padrões para nos aceitarmos.

O segundo palestrante do dia, José Alexandre Ferreira Guedes, é advogado formado pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Direito do Consumidor e militante de Direitos Humanos. O palestrante destacou a multiculturalidade do Brasil.

José Alexandre apresentou em sua palestra algumas características que fazem com que o povo brasileiro seja tão plural e diverso, dessa forma, esse multiculturalismo precisa ser compreendido e as diferenças devem ser respeitadas. O palestrante trouxe também para o debate a necessidade de acabar com o ódio contra os diversos grupos sociais.

O último palestrante do dia, Luciel Araújo de Oliveira, é educador popular, comunicador social com formação em jornalismo, gestor administrativo da SEDUP, ativista dos direitos LGBT’s e membro do Movimento do Espírito Lilás (MEL). Em sua fala trouxe a importância das relações de poder na sociedade.

Luciel Araújo destacou em sua palestra a necessidade da empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro e buscar compreender as realidades diferentes de cada pessoa. O palestrante provocou os discentes no sentido de refletir, pesquisar e adotar em suas posturas os conhecimentos adquiridos nesse evento e finalizou contextualizando um pouco da realidade das Travestis em nosso país.

Após a apresentação das palestras, o mediador Marcos Moreira de Lucena abriu o espaço para questionamentos por parte do público presente e os palestrantes responderam as últimas perguntas que foram feitas a cerca da temática apresentada.

A docente Valéria Patrícia Araújo, presidente da comissão organizadora da III Semana da Diversidade e Gênero do Campus Cabedelo, encerrou as atividades do dia e convidou toda a comunidade para participar do último dia do evento que será no sábado (18), com apresentação teatral, Mesa Redonda e premiação dos cartazes produzidos no primeiro dia.

 

Texto: Renato Arcúrio Milagre – Coordenador de Comunicação Social do IFPB – Campus Cabedelo

registrado em: