Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 06 > Inscrições abertas para o Programa de Residência Pedagógica e PIBID

Inscrições abertas para o Programa de Residência Pedagógica e PIBID

Os estudantes do Curso de Licenciatura interessados têm o período de 11 a 14 de junho para realizar sua inscrição
por publicado: 12/06/2018 11h52 última modificação: 12/06/2018 17h41

Foram publicados, ontem (11), dois editais importantes voltados aos estudantes de cursos de Licenciatura no IFPB, com oportunidades de bolsas de iniciação à docência e residência pedagógica: é o caso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cabedelo.

Tais oportunidades estão vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Programa de Residência Pedagógica, fomentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ambos preveem bolsas no valor de R$ 400,00, carga horária mensal de 32 horas e duração máxima de 18 meses. A quantidade de bolsas, bem como sua concessão e gestão serão divulgadas e reguladas por portaria específica da Capes.

Os estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas interessados têm o período de 11 a 14 de junho para se inscrever, de acordo com as normas dos editais divulgados.

De acordo com ambos os editais, é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

Sobre o PIBID

O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Consulte aqui o Edital de seleção de discentes para o PIBID.

Sobre a Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Consulte aqui o Edital de seleção de discentes para a Residência Pedagógica.