Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2018 > 06 > Docentes, Técnicos e Estudantes Realizam Análise Sensorial

Docentes, Técnicos e Estudantes Realizam Análise Sensorial

Análise sensorial realizada é a última fase dos projetos de pesquisa sobre o processamento de pescados.
por publicado: 15/06/2018 11h54 última modificação: 19/06/2018 07h55

Docentes, técnicos administrativos e estudantes realizam análise sensorial de projetos de pesquisa sobre o processamento de pescados no laboratório do curso de Recursos Pesqueiros do Campus Cabedelo.

Esta análise consiste na última etapa dos projetos de pesquisa “Efeito do Processamento de Bolinhos Sobre o Valor Nutricional do Peixe Bonito”, coordenado pela Professora Maria de Fátima Lacerda, e do projeto “Avaliação Da Qualidade Do Hambúrguer De Peixe De Baixo Valor Comercial”, coordenado pela Técnica em Alimentos Lenietti Galiza.

Esses projetos fazem parte do PIBIC – EM e objetivam a elaboração de três produtos de pescados, sendo eles: um hambúrguer que utiliza um condimento industrial, um hambúrguer que utiliza um condimento artesanal, ambos utilizando peixe de baixo valor comercial e um bolinho, utilizando a espécie Atum Bonito Listrado (Thunnus alalunga).

As coordenadoras dos projetos contam com o apoio de outros professores e técnicos, a exemplo das Professoras Luciana Trigueiro e Marinalva das Neves e do Técnico de Laboratório Ygor Gardel, além desses, participam alunos bolsistas e todos os alunos do 3º ano do curso Técnico integrado de Recursos Pesqueiros, que estão cursando a disciplina Tecnologia do Pescado.

De acordo com a professora Maria de Fátima Lacerda, “O objetivo desta etapa da pesquisa é fazer uma análise sensorial no sentido de identificar a aceitação do consumidor para estes produtos e também para fazer uma análise comparativa entre o hambúrguer que utiliza condimento industrial e o hambúrguer que utiliza condimento artesanal”.

Segundo Carlos Henrique Duarte, aluno bolsista, é muito importante participar desses projetos. Segundo o discente “É muito gratificante pois aplicamos na prática o que aprendemos em sala de aula e também é algo muito proveitoso porque é uma área nova e possui muito desenvolvimento”.

Estes projetos já passaram pelas etapas iniciais onde na 1ª etapa ocorreu a escolha da espécie, na 2ª etapa aconteceu o processamento dos produtos, na 3ª etapa foi realizada uma análise físico-química, na 4ª etapa uma análise microbiológica e, na última etapa, uma análise sensorial que estuda a aceitação do consumidor sobre os produtos.

Após essa etapa, e com a análise dos dados coletados, serão elaborados artigos para serem apresentados em congressos na área de Recursos Pesqueiros, além de relatório final de cada projeto para a Pró-Reitoria de Pesquisa, concluindo assim, as pesquisas.

Texto e Fotos: Renato Arcúrio Milagre – Coordenador de Comunicação Social do IFPB – Campus Cabedelo