Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 12 > SPA aprimora processo de avaliação institucional no Campus Cabedelo

SPA aprimora processo de avaliação institucional no Campus Cabedelo

Subcomissão Própria de Avaliação subsidiará o IFPB nos processos de avaliação de cursos e na tomada de decisões estratégicas pela gestão
por publicado: 02/12/2017 12h14 última modificação: 02/12/2017 12h14

O Campus Cabedelo já possui sua Subcomissão Própria de Avaliação. Os atuais membros da SPA do Campus Cabedelo foram escolhidos pela comunidade acadêmica através de processo de consulta, viabilizado pelo Edital n° 11/2017 DG-CB, de 08 de junho de 2017.

A Subcomissão Própria de Avaliação do IFPB Campus Cabedelo atua como órgão auxiliar da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal da Paraíba. As CPAs são órgãos responsáveis pela coordenação, condução e articulação do processo interno de avaliação institucional e de orientação, funcionando como órgão suplementar da Reitoria, atuando de forma autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição. Sua existência é prevista no art. 11 da Lei nº 10.861/2004.

Além do processo de consulta, a SPA do Campus Cabedelo conta com espaço de trabalho próprio, já entregue, para o desempenho de suas atividades: uma sala mobiliada e climatizada, com mesa para reuniões, armário, estação de trabalho e computador próprios. A sala da SPA está localizada no 1° Andar do Bloco Administrativo.

Os membros eleitos que compõem a Subcomissão Própria de Avaliação são a professora Luciana Mendonça Dinoá Pereira, representando o segmento dos docentes; a psicóloga Magda Elisabeth Hipólito de Carvalho, representando o segmento dos técnico-administrativos em educação; e os estudantes Marcelo Vilar Borges e Wingrid Maria Dunes Ribeiro, representando o segmento discente como titular e suplente, respectivamente.

Um dos primeiros desafios da SPA será o acompanhamento do processo de avaliação externa para reconhecimento do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, previsto para 2018. De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o processo de reconhecimento de cursos superiores ocorre quando a primeira turma do curso novo entra na segunda metade do curso, sendo avaliada sua organização didático-pedagógica, seu corpo docente, discente, técnico-administrativo, bem como suas instalações físicas.