Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 12 > Campus Cabedelo realiza Simpósio de Meio Ambiente e Química da Paraíba

Campus Cabedelo realiza Simpósio de Meio Ambiente e Química da Paraíba

O 1° SIMAQ ocorreu de 30 de novembro a 02 de dezembro
por publicado: 07/12/2017 15h20 última modificação: 13/12/2017 14h53

Nos dias 30 de novembro a 02 de dezembro de 2017, foi promovido no campus Cabedelo do IFPB, o I SIMAQ - I Simpósio de Meio Ambiente e Química da Paraíba, onde foram discutidos temas voltados aos cursos técnicos subsequentes em Meio Ambiente e Química, bem como estudantes dos cursos integrados e à comunidade.
O evento foi aberto pelo Diretor Geral, Lício Romero, que saudou os presentes, e tratou da importância do Simpósio para a disseminação do conhecimento nas áreas à Química e Meio Ambiente, visto que o campus desfruta do privilégio de inaugurar no ano de 2017 o primeiro curso técnico subsequente em Química no estado da Paraíba. Após a abertura, o evento contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura do município de Cabedelo, Walber Farias Marques, discutindo questões acerca do esgotamento sanitário no município. Em seguida, o analista técnico de projetos da SUDEMA, Carlos Lima de Santana, teve a oportunidade de esclarecer questões relacionadas ao licenciamento ambiental.
No segundo dia de evento, foram promovidas duas palestras intituladas “Perícia Ambiental” e “Química Forense”, ministradas, respectivamente, pelas peritas criminais do Instituto de Polícia Científica da Paraíba, Luciana Torres Brito e Cíntia Maria do Rego Barros Veiga. Após as palestras, os participantes foram encaminhados para os locais nos quais foram ministrados os minicursos e oficinas, que tiveram continuidade no terceiro dia de evento.
As oficinas e minicursos ofertados, nesta edição do evento, foram: Fabricação Artesanal de Cachaça; Produção Caseira de Produtos de Limpeza; GPS e Georreferenciamento; Sensoriamento Remoto; Fabricação de Perfumes e aromatizantes; Ações de Combate a Incêndio; Tratamento de Dados com Software Livre; e, Acidentes Comuns em Laboratório e Primeiros Socorros.
A comissão organizadora planeja, para a segunda edição do evento, submissão de trabalhos acadêmicos.