Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 11 > Plades é tema de palestra no I Fórum de Pesquisa e Inovação

Plades é tema de palestra no I Fórum de Pesquisa e Inovação

Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável pretende envolver IES paraibanas na construção de redes de arranjos produtivos locais paraibanos
por publicado: 01/11/2017 01h58 última modificação: 01/11/2017 09h07

A retomada das discussões do I Fórum de Pesquisa e Inovação, no turno da tarde (31/10), foi marcada pela exposição do professor Paulo Fernandes de Moura Bezerra Cavalcanti, da UFPB, Coordenador Geral do Plano de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável para os APLs Paraibanos (Plades). O prof. Paulo Fernandes explicou a metodologia de funcionamento do Plades, um projeto em construção, cuja concepção está intimamente ligada à necessidade de um alinhamento institucional entre os atores envolvidos e interessados no desenvolvimento sustentável dos territórios paraibanos.

O Plades surgiu a partir de um entendimento entre a Universidade Federal da Paraíba e o Governo do Estado da Paraíba, e hoje já é um grande acordo entre diversas instituições paraibanas, envolvendo UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Governo da Paraíba, em articulação com arranjos produtivos locais, entre outros atores, como a SUDENE e o Banco do Nordeste. Sua meta é possibilitar o desenvolvimento socioeconômico paraibano observando as potencialidades locais de acordo com os APLs, sensibilizando atores e instituições envolvidas a fim de possibilitar um crescimento sustentável.

O prof. Paulo Fernandes, que esteve acompanhado pela Coordenadora Administrativa do Plades, Marília Araújo, elogiou o IFPB por iniciativas que comungam do mesmo espírito, como a Chamada Interconecta, que possui um programa específico de incentivo à pesquisa voltada ao desenvolvimento territorial. A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Francilda Inácio, por sua vez, afirmou que a Chamada Interconecta teve, como uma de suas inspirações, as reflexões e trocas de experiências advindas da participação do IFPB nas reuniões do Plades paraibano.

O prof. Lício Romero, Diretor do Campus Cabedelo, agradeceu a disponibilidade do prof. Paulo e de Marília, considerando que as reflexões ensejadas na ocasião serão importantes para o IFPB, no contexto de nosso Planejamento Estratégico Decenal e na construção dos PDIs vindouros do Instituto.

Da exposição dos representantes do Plades/PB, ficou evidenciada a necessidade de priorizar o desenvolvimento regional como tema articulador de grupos de pesquisa nas instituições de ensino superior paraibanas, de forma geral, e do IFPB, em particular.

IFPB assume compromisso com projeto de Plano de Desenvolvimento para o Nordeste

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, juntamente com reitores de Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas da Paraíba assinou, na manhã desta terça-feira (31), na UFPB, uma carta de intenção para a construção de uma rede temática que irá atuar na construção de um Plano de Desenvolvimento para o Nordeste.

“Ratificamos aqui o compromisso com o desenvolvimento da região. Será um processo árduo, mas temos instituições capacitadas para isso. O momento do nosso país exige essa articulação. As IES têm legitimidade para dialogar com qualquer interlocutor. Será um desafio para o nordeste”, declarou o coordenador do Plades, Professor Paulo Cavalcanti.

O Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, destacou essa iniciativa de integração como fundamental para alavancar o desenvolvimento do Estado e da região e colocou o instituto a disposição para um trabalho em conjunto. “O IFPB coloca à disposição o seu efetivo e a sua inteligência para que nós possamos contribuir com efetividade na concretude desse projeto. Já temos representantes para operar na metodologia e estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com o Plades”, declarou.

Veja mais informações neste link.