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Experiências Exitosas do Campus Cabedelo são apresentadas no I Fórum de Pesquisa e Inovação

Reforma Curricular envolvendo a curricularização da pesquisa e extensão e projetos aprovados na Chamada CNPq-SETEC/MEC n° 17/2014 estiveram em evidência
por publicado: 01/11/2017 01h05 última modificação: 01/11/2017 07h46

Ao longo do primeiro dia de atividades do I Fórum de Pesquisa e Inovação, em um contexto de reflexões e debates, os participantes puderam conhecer melhor alguns dos projetos exitosos desenvolvidos por pesquisadores ao longo do último período: ao todo, foram quatro (04) experiências selecionadas para compor a exposição intitulada “Experiências exitosas em pesquisa e inovação no Campus Cabedelo”.

O professor Emanuell Felipe Beserra da Silva foi o primeiro a se apresentar, com o projeto de pesquisa intitulado “Subsídios para o manejo sustentável da pesca de camarões no litoral norte da Paraíba”. De acordo com o prof. Emanuell, o objetivo do estudo é criar subsídios para o manejo sustentável dos principais estoques de camarões Fórum de Pesquisa e Inovação - Experiências Exitosas 2(camarão rosa, camarão branco e camarão-sete-barbas) através do conhecimento da estrutura da população, crescimento, mortalidade, rendimento máximo por recruta e dinâmica reprodutiva desses estoques no litoral norte da Paraíba, especificamente, na região de Ponta de Lucena.

Em seguida, o professor Maurício Camargo Zorro trouxe alguns dos resultados e protótipos desenvolvidos no âmbito do projeto “Oportunidades tecnológicas para o fortalecimento da comunidade de pescadores e marisqueiras do Renascer - Município de Cabedelo - PB”, que visa aplicar alternativas tecnológicas adequadas ao processamento do marisco na Comunidade de marisqueiras e pescadores do Bairro Renascer, Estuário do rio Paraíba. Ao longo de mais de dois anos de atividade, o projeto propôs alternativas de aplicação tecnológica visando ao atendimento da Resolução CONAMA nº 357/05, no tocante a padrões de lançamento de efluentes de atividades industriais, como: a construção de sistemas de filtração para águas residuais com base nas conchas de marisco e outras Fórum de Pesquisa e Inovação - Experiências Exitosas 3materiais naturais reciclados; a transformação da biomassa descartada do sistema em fonte de energia alternativa na forma de briquetes para uso no pré-cozimento do marisco; e o uso do material colmatado do sistema de filtração para produção de adubo orgânico. Além disso, o prof. Maurício também apresentou os tijolos ecológicos elaborados através do emprego de conchas de mariscos.

O professor Jesus Marlinaldo de Medeiros apresentou protótipos construídos a partir do projeto “Desenvolvimento de Dispositivos Térmicos e Mecânicos para abertura, cocção e separação do marisco usando Energia Solar”, desenvolvidos no intuito de permitir a abertura da concha do marisco através de processo de aquecimento, bem como sua cocção. O estudo experimental do processo de aquecimento para abertura e cocção dos mariscos empreendido pelo prof. Jesus mostrou que o banho maria e a autoclave podem substituir o processo artesanal (que tem como base a queima de lenha), Fórum de Pesquisa e Inovação - Experiências Exitosas 4para fortalecer sua comercialização e absorção dessas tecnologias a serem inseridas no setor produtivo, agregando valor ao produto e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da atividade. Além disso, o dispositivo mecânico proposto, confeccionado e testado, diminuiu os esforços físicos e a contaminação na retirada da carne de marisco.

Todos os projetos acima citados foram contemplados na Chamada CNPq-SETEC/MEC n° 17/2014, de Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica.

A última experiência exitosa foi apresentada pela professora Rebeca Vinagre Farias, Coordenadora de Projetos Especiais do Campus Cabedelo, e tratou da reformulação curricular empreendida pelo Campus Cabedelo do IFPB e que entrou em vigor, nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da unidade, a partir do Ano Letivo de 2016. A partir da referida reformulação curricular, os cursos técnicos integrados do Campos Cabedelo passaram de quatro (04) a três (03) anos de duração, buscando a curricularização da pesquisa e da extensão através da criação de disciplinas específicas: Seminário Fórum de Pesquisa e Inovação - Experiências Exitosas 5de Iniciação à Pesquisa, Seminário de Iniciação à Extensão e Seminário de Iniciação a Práticas Profissionais. Além disso, os estudantes também participam de Projetos Integradores, que possibilitam a integração de conhecimentos teóricos e a aplicação de tais conhecimentos, de forma prática, na construção de produtos diversos, relacionados à temática de cada Projeto Integrador. Rebeca, que é professora de Projeto Integrador para as turmas de 1° Ano nos Cursos Técnicos em Multimídia, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros, apresentou alguns dos resultados alcançados ao longo de um ano e meio de introdução das novas matrizes curriculares no Campos Cabedelo.

Tanto a professora Rebeca como o Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Cabedelo, prof. Evandro Lima Cordeiro Júnior, citaram, em suas falas, diversos outros projetos desenvolvidos no campus que dão suporte às atividades junto aos Projetos Integradores e à disciplina de Seminário de Iniciação à Pesquisa.

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