Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 10 > Política de pesquisa e inovação do IFPB é discutida no Campus Cabedelo

Política de pesquisa e inovação do IFPB é discutida no Campus Cabedelo

I Fórum de Pesquisa e Inovação reúne mais de 60 pesquisadores no Auditório do campus
por publicado: 31/10/2017 23h32 última modificação: 31/10/2017 23h32

Na manhã de hoje, o Campus Cabedelo vivenciou o início dos trabalhos do I Fórum de Pesquisa e Inovação, evento idealizado, em parceria, pelo Campus Cabedelo e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB.

O evento foi aberto pelo Diretor Geral, Lício Romero, que saudou os presentes, e tratou da importância do Fórum para o fortalecimento da pesquisa e inovação no âmbito do Campus Cabedelo, através da discussão sobre a política institucional de pesquisa e inovação no âmbito do IFPB. Ele ainda fez apontamentos para a reflexão dos participantes durante o evento, relacionados à indissociabilidade, à necessidade do fortalecimento dos grupos de pesquisa e do trabalho em rede, ao envolvimento dos estudantes em projetos e à importância da pesquisa como vetor de desenvolvimento local. Em seguida, teve início a exposição intitulada “Política de Pesquisa e Inovação do IFPB”.

A Pró-Reitora Francilda Inácio abordou as mudanças implantadas no âmbito da política de pesquisa e inovação no âmbito do IFPB, tendo como marco a Resolução 134/2015 CS-IFPB, que regulamenta as atividades de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, como a obrigatoriedade de participantes discentes em todos os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no âmbito do Instituto. Ela ainda ressaltou a observância de documentos importantes que nortearam tais mudanças, como o Termo de Acordo de Metas e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), demonstrando muita alegria com a grande participação de discentes bolsistas no evento.

Já a Coordenadora de Pesquisa da PRPIPG, Marcia de Oliveira, apresentou um panorama geral sobre a pesquisa no IFPB, citando os programas de pesquisa, com e sem fomento, interno ou externo, desenvolvidos no âmbito do Instituto: PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, seus equivalentes em pesquisa voluntária, além da Chamada Interconecta e do Edital de Inovação. Marcia também tratou da importância dos Grupos de Pesquisa e dos colegiados internos, em especial, do CEP, o Comitê de Ética em Pesquisa do IFPB.Fórum de Pesquisa e Inovação 2

O Diretor de Inovação, Maxwell Anderson, docente do Campus Cabedelo, abordou a importância do registro de patentes como forma de resguardar a propriedade intelectual de processos e protótipos inovadores, elaborado por servidores do IFPB. Ele ainda abordou as novas possibilidades abertas a partir do credenciamento do IFPB como Polo EMBRAPII, voltado a soluções na área de sistemas de produção.

Por fim, o Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Cabedelo, Evandro Lima, fez um apanhado dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos por servidores e discentes do Campus Cabedelo, apresentando quantitativos de bolsas ofertadas e de grupos de pesquisa certificados no âmbito do campus.

Após as exposições, teve início a apresentação de experiências exitosas em pesquisa e inovação desenvolvidas por servidores do Campus Cabedelo.