Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 10 > Campus Cabedelo recebe visita de alunos de escola pública de Lucena

Campus Cabedelo recebe visita de alunos de escola pública de Lucena

Estudantes da Escola Estadual Izaura Falcão participaram de oficinas de Inclusão Digital e Educomunicação
por publicado: 12/10/2017 07h17 última modificação: 19/10/2017 15h51

O Campus Cabedelo do IFPB recebeu, durante a manhã desta terça-feira (10), a Escola Estadual Izaura Falcão de Carvalho, de Lucena-PB. A principal ideia da visitação é aproximar as escolas das redes públicas municipal e estadual e o Instituto Federal da Paraíba, divulgando os cursos disponíveis e apresentando aos alunos o Processo Seletivo para os Cursos Técnicos (PSCT). O projeto deve se tornar uma parceria regular da instituição com as escolas de rede pública.

Durante a visita, os estudantes foram incentivados a cuidar do boletim, buscando tirar boas notas já que o histórico é classificatório determinante do processo seletivo. As disciplinas analisadas são Português, Matemática, História e Geografia. Além disso, foi feita uma explicação ampla do funcionamento do IFPB e todas as dúvidas e questionamentos dos estudantes foram tiradas ao longo da apresentação. Foi apresentado, também, o vídeo institucional do PSCT.

Foram apresentados os cursos de todas as modalidades de ensino da instituição. Na modalidade médio técnico integrado, o campus que disponibiliza os cursos Meio Ambiente, Recursos Pesqueiro e Multimídia. No subsequente, cursos Meio Ambiente e Química. E no superior, o Campus Cabedelo dispõe dos cursos de Design e Ciências Biológicas, buscando um itinerário formativo.

Durante a explanação aos visitantes uma aluna da rede pública confessou: “eu achei que isso aqui não era para mim”. A Diretora de Desenvolvimento de Desenvolvimento de Ensino, Paula Renata Cairo, respondeu que “nós trabalhamos para pessoas como você, e estamos buscando atender a esta comunidade e com a expansão da rede atender a comunidade local. Esta estrutura está a sua disposição e nós estamos aguardando todos vocês”.

A direção do Campus Cabedelo também cedeu os laboratórios de Informática I e II para os integrantes do Núcleo TEC-ID realizarem duas oficinas técnicas na área da educomunicação e inclusão Digital. O projeto, remanescente do Enex/2017, está em fase de desenvolvimento na Escola Estadual Izaura Falcão.

O TEC-ID é liderado pela professora da área de informática do Campus João Pessoa, Nadja Nóbrega, que coordenou as oficinas de inclusão digital, com o apoio da professora Valéria Maria, também do referido Campus, caracterizando uma ação de extensão em rede na instituição. A oficina de Educomunicação foi coordenada pelo jornalista da Proexc, Crisvalter Medeiros, com o apoio dos alunos bolsistas do Curso de Design Gráfico, Daniel Amaral e Emerson Barbosa, do Campus Cabedelo.

Para finalizar, foi realizado o IF Tour, levando os alunos para conhecer toda a estrutura física do IFPB Cabedelo, desde salas de aula, bloco administrativo até o prédio novo da biblioteca. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar o novo prédio que será inaugurado nos próximos meses, da instituição, que conta com novos laboratórios, novas salas de aula e um novo espaço para Ensino a Distância (EAD).

Em retribuição, os alunos da escola Izaura Falcão apresentaram uma peça teatral chamada ‘Confissões de Adolescente’, explorando temas recorrentes na vida deles, como sexo, drogas, gravidez na adolescência e assédio. A peça foi encenada para os alunos e servidores no hall do bloco acadêmico do IFPB.

“Fico feliz com a visita por perceber a importância do instituto na comunidade e ter a certeza do atendimento do desejo dos jovens em garantir uma perspectiva de futuro e transformação social”, disse Paula Cairo sobre a visitação.