Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 08 > IFPB realiza encontro de arte educadores

IFPB realiza encontro de arte educadores

Evento contribui para a consolidação da política de arte e cultura da instituição
publicado: 23/08/2017 15h55 última modificação: 23/08/2017 15h55

O IFPB, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), realizou, no Campus Cabedelo, durante toda a terça-feira (22) o Encontro Nordestino de Arte Educadores, com o tema “A arte (re) significando a educação". O evento antecede o 4º Encontro de Extensão do IFPB, que será realizado nos dias 23 e 24 nas cidades de Cabedelo e Lucena.

Participaram do encontro cerca de 50 educadores dos campi do instituto, bem como das redes municipais e estaduais com o objetivo de refletir e debater o papel da arte educação no contexto da formação integral do estudante. Ao longo do dia foram realizadas rodas de diálogo com professores de arte da UFPB, UFPE e IFCE. Também haverá a formação de grupos de trabalho. Ao final do evento foi redigida uma carta de Cabedelo, com os anseios da comunidade com vistas ao fortalecimento da política de cultura do IFPB.

O reitor Nicácio Lopes participou da abertura do encontro e reafirmou a importância da valorização da arte e da cultura no contexto do IFPB. “Esse evento é uma ação que favorece a reflexão sobre os rumos do exercício da atividade docente da arte e da cultura. Precisamos refletir a base humanística, proporcionar espaços para o debate com quem pratica a atividade, para que os profissionais se sintam seguros e que os estudantes percebam que a abordagem artístico-cultural está no eixo central de sua formação”, destacou. O IFPB aprovou recentemente o regulamento sobre a política institucional de cultura.

A Pró-reitora de Extensão e Cultural, Vania Medeiros, destacou os avanços que a extensão vem adquirindo nos últimos anos. “Cerca de 60% dos nossos projetos são desempenhados em escolas do ensino fundamental e médio, o que representa nossa integração com a comunidade”. Ela comenta também que o encontro de arte educadores traz à tona a agenda sobre a política institucional de arte e cultura aprovado pelo IFPB, dando apoio à sua concretude. “Iremos trocar experiências com outras instituições e refletir no contexto nacional sobre essa política e sobretudo deixar registrado a carta de Cabedelo que é um documento basilar que pretende orientar futuras políticas, dando visibilidade a pauta dentro dos Institutos Federais".

Os professores Erinaldo Nascimento (UFPB), Maria Betânia Silva (UFPE), Maria de Lourdes Macena (IFCE) e Pedro Osmar (Guerrilheiro cultural da Funesc) relataram um pouco das suas experiências no ensino de arte e a sua ressignificação na educação. Professora Maria de Lourdes falou sobre o contexto do IFCE na oferta do mestrado profissional em arte para educadores da rede pública. A professora do Campus João Pessoa, Olga Nascimento, fez uma apresentações de vivências adquiridas junto com alunos e mostrou um pouco do seu trabalho interdisciplinar. Em seguida, o público participante debateu sobre as experiências relatadas.

No turno da tarde, foram formados grupos de trabalho sobre: arte de rua na educação, Formação em arte e cultura, A arte no espaço escolar, o ensino de arte e a nova LDB e Políticas de arte e cultura do IFPB. Por fim foram apresentadas as propostas e elaborada a carta de Cabedelo.

Prestigiaram a abertura do encontro de arte educadores o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Vania Medeiros, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, o Diretor Geral do Campus Cabedelo Lício Romero, o diretor de educação profissional Degmar dos Anjos, representando a PRE e o coordenador de tecnologia, Mateus Máximo, representando a PRPIPG. Os diretores gerais dos campi de Esperança e Soledade, Valnyr Lira e Adriano Melo, também se fizeram presentes na abertura do evento.