Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 05 > Curso de Ciências Biológicas realiza apresentações de seminários interdisciplinares

Noticia

Curso de Ciências Biológicas realiza apresentações de seminários interdisciplinares

Estudantes apresentaram os resultados de suas pesquisas realizadas em Unidade de Conservação de Cabedelo
por publicado: 19/05/2017 00h37 última modificação: 19/05/2017 00h39

Na conclusão dos trabalhos do Semestre 2016.2, a comunidade acadêmica do Campus Cabedelo pôde conferir os resultados dos projetos interdisciplinares desenvolvidos no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Cabedelo.

Entre os dias 02 e 03 de maio, os alunos do primeiro e segundo períodos do referido curso apresentaram os resultados de suas pesquisas relacionadas à diversidade e densidade de artrópodes associada à serrapilheira da mata do Parque Natural Municipal de Cabedelo (PNMC), para uma plateia composta por discentes das turmas e professores atuantes no Curso de Ciências Biológicas, contando ainda com a participação do Prof. Lício Romero, Diretor Geral do campus, e de representantes de entidades externas, como a Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo.

Ao todo, ocorreram 13 seminários que resultaram em discussões abertas e em um rico processo de ensino-aprendizagem. A experiência despontou como uma alavanca para consolidar os discentes e docentes em um processo que vem se desenvolvendo no transcorrer do curso, e se tornando um importante instrumento de motivação, de prática e de aprendizagem para os futuros professores em formação na área da Biologia.

Em decorrência destes projetos interdisciplinares, os alunos estão gerando produtos como cartilhas ligadas à diversidade estudada, jogos didáticos e artigos no formato científico a serem divulgados em eventos e em revistas indexadas, assim como a geração de subsídios para o manejo desta importante unidade de conservação.    

 

Sobre o Projeto

  

O professor Maurício Zorro, coordenador do Curso de Ciências Biológicas, explica que os seminários em questão estão inseridos no âmbito do Projeto intitulado “Estudos em áreas com diferentes graus de antropização da mata do Parque Natural Municipal de Cabedelo”, que busca incentivar os discentes a desenvolverem trabalhos científicos de forma a ampliarem sua compreensão sobre os temas abordados nas disciplinas ofertadas por semestre, através da necessária e inerente integração dos conteúdos estudados nas diversas disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Por sua vez, a Coordenação do Curso também busca promover interação e integração entre os professores atuantes no curso, motivando-os a contribuir tanto na formação dos futuros professores como na geração de produtos que sejam passíveis de contribuições no contexto de demandas reais, como as do plano de manejo dessa Unidade de Conservação

registrado em: