Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 04 > Começa a Órbita 2017

Começa a Órbita 2017

Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Campus Cabedelo encanta a comunidade interna e externa em seu primeiro dia de atividades
por Lício Romero Costa publicado: 07/04/2017 00h31 última modificação: 07/04/2017 00h40

A quarta edição da Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Campus Cabedelo, ou simplesmente Órbita, atraiu as atenções de toda a comunidade acadêmica em seu primeiro dia de intensas atividades.

Compuseram a mesa de abertura o Diretor Geral do Campus Cabedelo, Lício Romero; o Secretário de Educação do Município de Cabedelo, Alsony Meireles; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macedo; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Vânia Medeiros; o presidente da comissão organizadora da Órbita 2017, José Mantovani; e Iarlley Araújo, representando a ONG Espaço Cidadão Famílias em Ação (ECIFA), parceira social do evento. Nas falas de todos, foi possível perceber o entusiasmo relacionado ao evento, tanto por sua capacidade de articulação de diversos saberes quanto pela mobilização de diversos parceiros sociais e da comunidade externa de forma geral.

IMG_3959.JPGLogo em seguida, teve início o momento intitulado Experimentando Ciências, que consiste na exposição/apresentação de trabalhos e projetos desenvolvidos pelos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelo IFPB, com temas de livre escolha, envolvendo preferencialmente conhecimentos interdisciplinares, sob orientação de pelo menos um servidor do IFPB. Ao todo, foram 36 trabalhos apresentados à comunidade e avaliados por professores do Campus Cabedelo. Nesta edição, buscando integrar o IFPB e a Rede Municipal de Ensino, foram abertas, através de edital próprio, inscrições para trabalhos a serem apresentados por estudantes das escolas municipais de Cabedelo.

IMG_3952.JPGE a variedade de temáticas abordadas nesta edição da Órbita demonstrou as razões pelas quais este está entre os principais eventos do Campus Cabedelo do IFPB. O trabalho Language Aquisition and Learning discutiu os mecanismos pelos quais ocorrem o processo de aprendizagem e de uma língua estrangeira, imergindo os participantes em uma divertida dança utilizando um controle Kinect. já o stand Comidas Regionais Nordestinas levou o público visitante a degustar e a conhecer diversas iguarias gastronômicas regionais; enquanto o trabalho "Microcefalia" trouxe informações sobre tão relevante problema de saúde pública.

IMG_3934[1].JPGAlunos do 1° Ano do Curso Técnico de Recursos Pesqueiros apresentaram um sistema de aquaponia em miniatura, elaborados para uso caseiro/familiar bem como métodos de análise de água para manutenção do referido sistema e de outros tipos de sistemas de recirculação aquícola; Enquanto isso, estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente apresentaram especificidades relacionadas a técnicas de compostagem, bem como as possibilidades de empreendedorismo relacionadas à referida prática.

IMG_3948.JPGA matemática também foi tratada de forma lúdica e divertida, através dos trabalhos “Jogos Educativos de Matemática” e “Construção de Poliedros”, bem como temáticas relacionadas às artes, às humanidades e à atualidade: foi o caso dos trabalhos intitulados “A Luta do Movimento Estudantil”, “Cultura Hip Hop”, “A Evolução da Dança”, “Africanidade”, “Drag como Forma de Arte e Luta” e “Da Literatura ao Cinema”.

Os 36 trabalhos apresentados ao longo do primeiro dia da órbita fizeram o público conhecer mais sobre algumas práticas profissionais, ou sobre conteúdos de disciplinas da formação geral, além de emocionar, arrancando risos e lágrimas dos presentes. Tais trabalhos foram visitados por alunos de escolas de cabedelo, tanto da rede pública municipal como de escolas particulares de Cabedelo. Além disso, por volta de 30 estudantes do Campus Santa Rita participaram do evento, apresentando experiências próprias desenvolvidas naquele IMG_3932[1].JPG
campus.

Amanhã, o evento terá continuidade com o Fórum de Pesquisa e Extensão, e com a realização de palestras, oficinas, minicursos e Momento Saúde. No sábado, além de oficinas e minicursos, ocorrerá também a Câmara de Extensão do Campus Cabedelo, reunindo extensionistas e parceiros sociais, a fim de discutir políticas de extensão para o campus.

Sobre a Órbita

Órbita é um evento anual do Campus Cabedelo que ocorre desde 2013 e objetiva divulgar a produção acadêmica do campus nas áreas de pesquisa, inovação e extensão; favorecer a troca de saberes e experiências entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa; promover cultura e socialização entre os estudantes do Instituto e da Rede Municipal; bem como vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos nos cursos ofertados pelo campus (Recursos Pesqueiros, Meio Ambiente, Design Gráfico e Ciências Biológicas) a partir de temas de interesse comum que envolvam Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.

Em suas duas últimas edições, recebeu financiamento interno da Reitoria do IFPB através do Edital Institucional de Apoio a Eventos de Extensão e Cultura (PROEVEXC), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Órbita