Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2017 > 03 > Secretário de Educação do Município visita Campus Cabedelo

Secretário de Educação do Município visita Campus Cabedelo

Parcerias atuais e futuras entre o campus e a Seduc permearam a pauta da reunião
por publicado: 24/03/2017 15h07 última modificação: 24/03/2017 15h07

O Diretor Geral do Campus Cabedelo, Lício Romero, recebeu, em seu gabinete, o Secretário de Educação do Município de Cabedelo, prof. Alsony Meireles, na tarde desta quinta-feira (23). Também participaram da reunião a coordenadora do Ensino Fundamental II da Prefeitura de Cabedelo, Selma Gomes, a Diretora de Ensino do campus, Turla Alquete, e a Chefe de Gabinete da Direção Geral, Rebeca Vinagre.

Na ocasião, foram discutidas ideias e possibilidades de parcerias entre o IFPB e a Educação no Município - como a realização de curso de mediação de conflitos e práticas restauradoras nas Escolas, que integra o Projeto "Na escola com respeito". A proposta nasce a partir de uma ação da Procuradoria da Infância e Juventude, envolvendo instituições públicas e atores sociais, como escolas municipais, escolas estaduais, IFPB, Conselho Tutelar, CREA, CRAS e agentes comunitários de saúde, com início previsto para maio de 2017.

Além disso, foi discutida a possibilidade de abertura de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em parceria com a Prefeitura de Cabedelo, atendendo a moradores do Bairro de Jardim Camboinha e da comunidade de Jardim Jericó; bem como a inclusão de pescado e seus derivados na merenda escolar do Município de Cabedelo, como forma de estímulo à pesca artesanal, ao microempreendedor e à economia local. O IFPB em Cabedelo já oferta cursos livres de extensão na área de beneficiamento do pescado que vem qualificando a comunidade. Exemplo dessas ações são as oficinas coordenadas pelas professoras Fátima Lacerda e Luciana Trigueiro, integrantes do Núcleo de Extensão "De mãos dadas com a comunidade", que capacitaram, só em 2016, 414 pessoas.

Durante a reunião, o secretário salientou os bons índices de aprovação dos estudantes das escolas municipais de Cabedelo no PSCT: foram oitenta e um jovens aprovados no Processo Seletivo para os Cursos Técnicos do IFPB, em sua edição 2017.1. "Penso que a educação em Cabedelo está de parabéns e tem muito o que comemorar com esses números tão expressivos", disse, frisando ainda o bom diálogo e as parcerias cada vez mais frequentes entre o IFPB e a Sedec. Exemplo disso é a realização da Órbita - Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Campus Cabedelo, que, neste ano, conta com a Prefeitura de Cabedelo como parceiro social, como o calendário sistemático de visitas das escolas municipais às dependências do Instituto.