Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 08 > Programa Atuação Sustentável do Campus Cabedelo desenvolve ações durante o mês de agosto

Noticia

Programa Atuação Sustentável do Campus Cabedelo desenvolve ações durante o mês de agosto

Lançamento do Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos e realização de palestras com a comunidade acadêmica estiveram entre as ações realizadas
por publicado: 24/08/2016 12h55 última modificação: 07/10/2016 17h03

No mês de agosto de 2016 está sendo lançado no Campus Cabedelo do IFPB, o Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (PGRS), com uma programação que envolve palestras de educação ambiental para os terceirizados, servidores e alunos.

O PGRS do Campus Cabedelo foi elaborado em cumprimento à Lei Federal nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como, o Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta.

A comissão de elaboração do PGRS do campus Cabedelo, instituída em fevereiro de 2016, contou com a participação de servidores dos campi de Cabedelo, João Pessoa e da Reitoria e tem como objetivos contribuir para a redução da geração de resíduos sólidos do Campus Cabedelo e orientar as etapas adequadas a partir da segregação até a destinação final.

O PGRS do Campus Cabedelo do IFPB traça diretrizes, descreve e detalha as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, transbordo, tratamento e disposição final, contemplando, principalmente, a inclusão social dos catadores.

Esse momento do Campus Cabedelo traduz a necessidade de uma mudança cultural no comportamento das pessoas (servidores e comunidade) que precisam compreender sua responsabilidade em dar a destinação correta aos resíduos gerados.

A dinâmica de implantação do PGRS prevê a colocação das lixeiras nas salas, identificadas da seguinte forma: resíduos recicláveis secos, resíduos recicláveis orgânicos e rejeitos. Após a colocação das lixeiras nas salas e a etapa de educação ambiental, será possível iniciar efetivamente a coleta seletiva e a correta destinação final dos resíduos coletados no Campus Cabedelo.

Banner PGRS IFPB Cabedelo

 

registrado em: