Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 08 > No Campus Cabedelo, integração familiar marca a Semana da Pessoa com Deficiência

Atividades iniciais envolveram visita técnica à FUNAD, oficina de Libras e rodas de diálogo com estudantes e familiares
publicado: 18/08/2016 14h22 última modificação: 18/08/2016 14h22

Ontem, durante o primeiro dia da Semana da Pessoa com Deficiência (17/08), estudantes das Turmas A e B do 1º Ano do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros Integrado ao Ensino Médio visitaram a Fundação de Apoio ao Deficiente (FUNAD). A visita teve como objetivo conscientizar a comunidade discente da importância de seu papel como agentes multiplicadores da inclusão no ambiente escolar.

Já nas dependências do Campus Cabedelo, os estudantes da turma do PROEJA em Recursos Pesqueiros teve a oportunidade de imergir na cultura surda e aprender um pouco da Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante oficina preparada pelas intérpretes Nalva Casado e Saniely Pereira.

Durante o primeiro dia do evento a família ganhou voz. Isso só foi possível porque as mães dos estudantes com deficiência do Instituto tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias individuais com a comunidade interna. Num clima de empoderamento, os relatos de desafios e conquistas foram compartilhados com os presentes.

Glauce Cavalcanti, mãe do aluno Petterson Ximenes, comentou sobre a importância do momento: “essa é uma oportunidade de despertar. É o momento de convidar a sociedade para ver e ter atitudes de amor. A escola precisa se unir a família na luta por esse despertar. Somente com a ação entre escola, família e estudantes conseguiremos a inclusão efetiva e eficaz”, declarou.

A palestra também contou a participação de Gessinete Borba e Daura Maria, ambas mães de estudantes surdos da Instituição.