Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 07 > Professores do VET III iniciam etapa brasileira de pesquisas

Professores do VET III iniciam etapa brasileira de pesquisas

Professora do Campus Cabedelo, Jamylle Ouverney King, foi uma das integrantes do IFPB que apresentou projetos
por publicado: 27/07/2016 11h10 última modificação: 27/07/2016 11h13

Os professores participantes do programa VET III, chegam da Finlândia na primeira de semana de Julho e iniciaram a segunda etapa dos projetos. Durante o período de 01 de Abril a 23 de Junho de 2016, os professores Francisco Petronio, Jamylle Ouverney-King e Alexandre D’Andrea realizaram treinamento nas Universidades de Ciências Aplicadas, TAMK e HAMK, respectivamente, sobre Educação Profissional – Aprendizagem com Base em Projetos, Problemas, Competência e Mundo do Trabalho.

Dentre as experiências adquiridas nas cidades de Tampere e Hämeenlinna, os professores observaram que o aprendizado profundo demanda tempo, e a autonomia dos alunos em buscar o desenvolvimento de suas habilidades e competências é fundamental para a aprendizagem centrada no estudante. Este é um dos pilares do sucesso da educação profissional finlandesa bem como o respeito e confiança que eles tem pelo professor, que atua como um facilitador no processo de aquisição de conhecimento.

No retorno ao Brasil, os professores estão envolvidos em projetos de reformulação de disciplinas, inserção de avaliação baseada em competência, flexibilização do currículo e promoção da autonomia no estudante, e o desenvolvimento do trabalho orientado pelas universidades finlandesas. Nesta fase, em solo brasileiro, os professores estão promovendo a colaboração entre TAMK e HAMK e seus projetos nos campi do IFPB. Tais projetos, envolvem a realização de encontros, oficinas, fortalecimento de grupos de pesquisa e relações entre comunidade, empresas e escola.

Tal trabalho de atualização e treinamento de professores para a Educação Profissional (EP) foi iniciado há duas edições (VET I e VET II), somando agora um grupo de 04 professores no IFPB com Francisco Fechine. Na última 3a feira, dia 12 de Julho, Jamylle realizou uma breve apresentação para o Campus de Cabedelo, expondo sobre sua experiência e convidando os professores para participar das oficinas a serem realizadas nos próximos 04 meses. Na 4a feira, dia 13 de Julho, Alexandre, Petrônio e Jamylle estiveram reunidos com a Direção Geral do Campus João Pessoa e foram convidados a participar da Semana Pedagógica do campus, uma grande oportunidade para compartilhar suas experiências e interagir com os demais membros da comunidade.

Até o mês de Dezembro de 2016, os participantes do programa VET II e III, colaborativamente, estarão em contato permanente entre si e com seus orientadores finlandeses na execução de seus trabalhos de desenvolvimento.

Coordenação de Comunicação Social do IFPB - Campus Cabedelo