Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 06 > Campus Cabedelo realiza Semana de Meio Ambiente

Campus Cabedelo realiza Semana de Meio Ambiente

Atividades têm ocorrido no período de 06 a 09 de junho, envolvendo palestras, trilhas, minicursos e mais
por Lício Romero Costa publicado: 03/07/2016 02h14 última modificação: 03/07/2016 02h18

A Semana de Meio Ambiente tem sido intensa no Campus Cabedelo. Diversas ações e discussões vem sendo desenvolvidas no âmbito do campus e do Município de Cabedelo, marcando de forma indelével realização de semana tão importante, prevista pelo Decreto Federal n° 86.028 desde o ano de 1981, com a finalidade de promover a mobilização social em torno da preservação do patrimônio natural brasileiro. Não poderia ser diferente, em um campus reconhecido por ofertar cursos técnicos de qualidade no Eixo Tecnológico de Recursos Naturais, como o Curso Técnico em Meio Ambiente.

A programação, extremamente diversificada, composta por palestras, trilhas ecológicas, minicursos e apresentações culturais, busca problematizar o papel dos estudantes, jovens cidadãos, na promoção da educação ambiental e de práticas sustentáveis para a vida e para a sociedade de forma geral.

Segundo a coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente, professora Andressa Vieira, a Semana de Meio Ambiente vem ressaltar a importância do curso para a comunidade acadêmica, fazendo-a entender melhor o papel do técnico em meio ambiente para a construção de uma sociedade sustentável. “As atividades desenvolvidas estão ajudando a despertar na comunidade a importância de uma consciência ambiental, bem como de seu papel na proteção ao meio ambiente” disse a professora Andressa Vieira, ressaltando ainda a importância do próprio IFPB como instituição promotora de educação em uma perspectiva de sustentabilidade.

Exemplo da importância do IFPB - Campus Cabedelo na construção dessa realidade calcada no desenvolvimento sustentável pode ser facilmente percebida na realização de trilhas ecológicas em Unidade de Conservação de proteção integral localizada no Município de Cabedelo, onde foi criado o Parque Natural Municipal de Cabedelo: professores do campus têm participado ativamente da elaboração de proposta de Plano de Manejo do referido parque.

Na manhã do dia de hoje, 08 de junho, o Campus Cabedelo participou ainda de evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura do Município de Cabedelo (SEMAPA), através da apresentação de duas peças teatrais envolvendo a temática ambiental: a primeira, um teatro de fantoches para escolas de educação infantil, tratando de forma lúdica da importância da preservação de manguezais; e a segunda, uma apresentação do Núcleo de Teatro do Oprimido do Campus Cabedelo sobre responsabilidade social na preservação do meio ambiente, cujo público alvo foram servidores da SEMAPA. O Núcleo de Teatro do Oprimido também se apresentou na distribuidora de combustíveis TECAB, em atividade alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente organizada pela própria empresa.

Confira abaixo a programação da Semana de Meio Ambiente do Campus Cabedelo, e confira outros registros fotográficos das atividades seguindo a página do campus no Facebook.