Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 05 > Servidores do Campus Cabedelo aprovam projetos de inovação

Noticia

Servidores do Campus Cabedelo aprovam projetos de inovação

Três projetos foram contemplados nas linhas de Inovação para o Processo Educacional e Inovação Social do Edital PRPIPG n° 21/2016
por publicado: 05/07/2016 16h40 última modificação: 05/07/2016 16h40

Com o lançamento de um novo Programa Institucional, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), em parceria com as Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (PROEXC) e de Ensino (PRE), busca incentivar ações acadêmicas nas áreas de inovação tecnológica, educacional e social.


Com boa adesão ao Edital PRPIPG n° 21/2016, o servidores do Campus Cabedelo aprovaram 03 projetos de inovação, em meio a 24 oportunidades apresentadas no referido edital.
 
O projeto intitulado Criação do ambiente virtual interativo para apoio pedagógico de pessoas surdas foi proposto pelo Tradutor e Interprete de Libras Nemuel Gonçalves de Lima, do NAPNE do Campus Cabedelo, e pela professora Renata Amorim Cadena, do curso de Design Gráfico, e se relaciona com a área temática de Tecnologias Assistivas, na linha de Inovação para o Processo Educacional.
 
Já os outros dois projetos estão ligados à linha de Inovação Social. O primeiro chama-se Logística reversa: uma alternativa ambiental na cadeia produtiva do marisco no estuário do Rio Paraíba, tendo como proponente o professor Maurício Camargo Zorro; o segundo projeto na linha de Inovação Social, Elaboração de coletores artificiais de sementes de ostra: uma alternativa de baixo custo para a viabilização da ostreicultura familiar na Paraíba, tem como proponente a professora Joana Angelica Lyra Vogeley de Carvalho, e tem ligação direta com o Projeto Integrador desenvolvido nas turmas dos cursos técnicos em Recursos Pesqueiros e Meio Ambiente.
 
As perspectivas de desenvolvimento de produtos inovadores, com forte articulação com as necessidades locais, animam os pesquisadores e os estudantes envolvidos. Cada um dos três projetos foi contemplado com recursos na ordem de 10.500,00 reais, cuja execução financeira deverá ocorrer até dezembro do corrente ano.
 
Atualmente, a Coordenação de Pesquisa e Extensão do Campus Cabedelo tem como coordenador o professor Evandro Lima Cordeiro Junior, e o responsável pelas ações de inovação no campus é o professor Emanuell Felipe Beserra da Silva.
Coordenação de Comunicação Social do IFPB - Campus Cabedelo
registrado em: