Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Notícias > 2016 > 05 > Campus Cabedelo organiza o Fórum de Discussão Sobre Álcool e Outras Drogas

Campus Cabedelo organiza o Fórum de Discussão Sobre Álcool e Outras Drogas

Além de servidores e estudantes, participaram das atividades representantes da Polícia Civil, Conselho Tutelar, CAPS AD e estabilizados
por publicado: 05/07/2016 16h43 última modificação: 05/07/2016 16h43

Buscando abordar temas atuais e importantes para a formação de jovens e adultos, foi realizado, no Campus Cabedelo, o Fórum de Discussão sobre Álcool e Outras Drogas. O evento ocorreu entre os dias 05, 06 e 07 de maio, e contou com a presença de vários profissionais que lidam cotidianamente com a questão do álcool e demais drogas no Município de Cabedelo e na Região Metropolitana de João Pessoa.

A intenção do evento foi trazer para dentro de nosso Instituto a discussão sobre um problema que invade nossa sociedade e se torna cada vez mais recorrente, deixando de lado a perspectiva da repressão e buscando fortalecer a perspectiva do diálogo e da conscientização sobre o tema, tratando dos efeitos biológicos e psicológicos das drogas no organismo, assim como seus efeitos sociais no comportamento humano e no convívio social. De forma pedagógica, promoveu-se o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, a fim de mostrar aos estudantes do campus diversas opções de vida e garantir, aos mesmos, informações para futuras decisões.

Na quinta-feira, participaram do evento o Delegado da Polícia Civil, Sr. Ademir, que proferiu uma palestra sobre os efeitos das drogas no organismo, contando ainda com a participação do Conselho Tutelar, que ressaltou questões sobre desestrutura familiar e necessidade de melhor norteamento das crianças e adolescentes.

Já na sexta-feira, a presidente do CAPS AD de Cabedelo, Sra. Kalina Braga, explanou sobre o CAPS e formas de acesso. A mesma esteve acompanhada da Oficina de Música com estabilizados, que deram depoimentos de vida e animaram a manhã com uma roda de samba intitulada “Primavera”. No mesmo dia, tivemos a participação de representação da Secretaria da Mulher de Cabedelo, dialogando sobre violência doméstica e necessidades de proteção à mulher; bem como a fala da Delegada Renata Almeida, atuante na área de proteção à mulher no Município de João Pessoa, tratando do tema “violência doméstica e sua relação com as drogas”.

O sábado letivo seguiu a mesma linha de discussão, com a exibição de sessões de desenhos animados com personagens falando sobre efeitos das drogas, e 04 salas com vídeos informativos sobre efeitos de drogas, em sequência, com rodas de conversas em que estiveram presentes professores de Química, Biologia, Geografia e História, para discussão e problematização junto aos alunos e alguns pais e mães presentes. Todo o trabalho foi acompanhado pela psicóloga do campus, Magda Carvalho, pela médica do campus, Dra. Sarah Vinagre, e pela professora de matemática Thayse Christine, que também é advogada atuante, palestrando sobre os temas “autoestima e identidade”, “efeitos das drogas no organismo”, e “crimes relacionados às drogas”, respectivamente.

Como resultado destas ações, os alunos desenvolveram diversas atividades, como a confecção de relatórios das atividades, de resumos das palestras, bem como de cartazes, em uma oficina muito animada, oferecida pela Diretora de Ensino do Campus Cabedelo, professora Turla Alquete.

O Evento, resultado do esforço coletivo de diversos profissionais e contou com uma boa adesão dos estudantes, foi coordenado pela professora de Sociologia e Coordenadora de Formação Geral Paula Renata Cairo. “Esperamos ter contribuído para formar indivíduos capazes de fazer suas próprias escolhas”, afirmou a professora, que também representa o IFPB no COMPOD-Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Coordenação de Comunicação Social do IFPB - Campus Cabedelo