Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Ensino > Coordenações de Curso

Coordenações de Curso

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 30/04/2016 22h49, última modificação 10/12/2021 15h39

O Campus Cabedelo do IFPB oferece cursos presenciais de educação superior e educação profissional técnica de nível médio. Atualmente, são 06 cursos presenciais ofertados, sendo 02 cursos superiores e 04 técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, subsequente e PROEJA), todos inteiramente gratuitos.

O Campus Cabedelo busca cumprir sua missão social e institucional de ofertar uma educação pública, gratuita e de qualidade para seus educandos e educandas, sempre observando a construção de itinerários formativos na proposição de novos cursos regulares, a fim de oportunizar aos jovens e trabalhadores a continuidade de sua trajetória de formação profissional e acadêmica. 

Cursos Superiores

Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico

Clique aqui

O tecnólogo em Design Gráfico mobiliza competências das artes, comunicação e design. Planeja e executa a programação visual de jornais, revistas, livros e outros materiais impressos, produz imagens, cria e edita infográficos, páginas e portais da internet e animações em meio digital. Desenvolve linguagens eficazes para a usabilidade de suportes digitais, combinando conceitos de navegabilidade e interatividade. Elabora projetos gráficos, equacionando fatores estéticos, simbólicos e técnicos, considerando também questões socioeconômicas, culturais e ambientais. Pode atuar em empresas jornalísticas, cinematográficas, escritórios de design e agências de publicidade e propaganda. Um universo de criatividade e tecnologia à sua espera!

Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas

Clique aqui

O licenciado em Ciências Biológicas tem como atribuição central a docência na Educação Básica, a qual requer uma sólida base pedagógica, científica e humanística, associada aos campos de saber da Biologia, seguida de aprofundamento de conhecimentos específicos nas habilitações oferecidas pelo curso. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, é um profissional consciente da sua responsabilidade como professor nos vários contextos de atuação, estando apto a realizar pesquisas no âmbito educacional e biológico; elaborar e analisar materiais didáticos; atuar na gestão e organização das instituições de educação, gestão e administração de projetos educacionais, entre outras possibilidades.

Cursos Técnicos

Coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente

Clique aqui

O Curso Técnico em Meio Ambiente forma profissionais técnicos de nível médio aptos a levantar e a sistematizar dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais, operacionalizando ações de gestão, preservação e conservação de recursos naturais, educação ambiental e formas de minimização e remediação de impactos ambientais.

Coordenação do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros

Clique aqui

O Curso Técnico em Recursos Pesqueiros forma profissionais técnicos de nível médio aptos ao desenvolvimento de suas funções no mundo do trabalho, com maior perspectiva de empregabilidade nas áreas de aquicultura, pesca extrativa, beneficiamento do pescado, extensão pesqueira e legislação ambiental, com reconhecida competência científica, tecnológica e humanística para o exercício da profissão.

Coordenação do Curso Técnico em Química

Clique aqui

O Curso Técnico em Química forma profissionais técnicos de nível médio aptos a operar, controlar e monitorar processos industriais e laboratoriais; a avaliar atividades; a controlar a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos; a realizar amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas; a desenvolver produtos e processos; além de comprar e estocar matérias-primas, insumos e produtos. Entre os possíveis campos de atuação, é possível citar: indústrias químicas; laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins; laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias; entre outros. 

Coordenação do Curso Técnico em Multimídia

Clique aqui

O Curso Técnico em Multimídia forma profissionais técnicos de nível médio aptos a desenvolver comunicação visual em meios eletrônicos, interfaces interativas, publicações digitais, animações 2D e 3D, jogos eletrônicos, web sites, web TV, TV digital e conteúdo audiovisual; além de organizar e preparar arquivos digitais para aplicações web e multimídia, animações e games. O referido profissional também está apto aplicar técnicas de tratamento de imagens estáticas e em movimento que compõem estruturas de navegação em mídias digitais, além de executar atualização de páginas web e portais.

Coordenação do Curso Técnico em Panificação

Clique aqui

O Curso Técnico em Panificação forma profissionais técnicos de nível médio aptos a realizar o planejamento e a execução do processo de produção de pães, massas e salgados de maneira artesanal ou de forma industrializada; a realizar a aquisição e manutenção de equipamentos; a utilizar as boas práticas na manipulação de alimentos, rotulagem e identificação adequada de embalagens; a operar equipamentos utilizados no processo e efetua controle de qualidade, de estoque, custos e consumo; a utilizar técnicas mercadológicas de produtos e insumos; e a desenvolver produtos e processos.