Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Ensino > Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas

Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas

por Lício Romero Costa publicado 11/03/2016 11h31, última modificação 14/09/2018 00h36

Ciências Biológicas

Sobre a Licenciatura em Ciências Biológicas

A Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB - Campus Cabedelo forma profissionais que poderão atuar como professores de biologia, bem como na organização, planejamento e avaliação de processos educativos, no ensino fundamental, médio, na educação profissional e na educação não-formal. Tais profissionais terão habilidades para fazer pesquisas em educação e de difundir a biologia de forma ética e social, trabalhando na interface da biologia com outros campos do saber e buscando interações transdisciplinares a partir de metodologias e materiais de apoio inovadores, estruturando os saberes da área de forma significativa.

Por se tratar de um curso com ênfase nas atividades práticas, na educação e nas atividades de pesquisa e extensão, a interação entre os distintos componentes curriculares por meio de projetos interdisciplinares, com participação ativa dos discentes, configuram-se como um objetivo constante na formação dos educandos e educandas. Além disso, a Licenciatura em Ciências Biológicas fornece bases culturais que permitirão ao futuro profissional da educação posicionamentos críticos frente à realidade social e à vida produtiva.

Venha fazer Ciências Biológicas no IFPB.

Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas

Coordenador: Jefferson de Barros Batista

Telefone: +55 (83) 3248-5400 Ramal 5412

E-mail:  jefferson.batista@ifpb.edu.br

Informações Gerais sobre o Curso

Carga Horária Mínima: 3.301 horas

400 h/a de Estágio Curricular Supervisionado

200 h/a de Estudo Integradores

2.701 h/a de Carga horária teórico-prática

Total de Vagas para o 1º Semestre: 40

Total de Vagas para o 2º Semestre: 40

Número de Vagas Anuais: 80

Prazo mínimo de Integralização: 8 Semestres

Turno de Funcionamento: Integral

Atos legais: Autorizado pela Resolução n° 155 do Conselho Superior do IFPB, de 05 de novembro de 2015.

Diploma: Licenciado em Ciências Biológicas

Perfil Profissional

O Licenciado em Ciências Biológicas possui um perfil profissional de atuação como educador nos ensinos fundamental e médio, e também na educação profissional. Nesse contexto, o licenciado em biologia deverá ser capaz de entender o processo de construção do conhecimento, bem como do significado dos conteúdos das áreas do conhecimento da biologia e de habilitação específica para a sociedade, enquanto atividades humanas, associadas a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.

O docente deve ser capaz de executar um trabalho educativo focalizado em situações-problema significativas, adequadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Deve também buscar a interação transdisciplinar a partir de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores, para estruturar os saberes da área de domínio da biologia.

Mais Informações

Matriz Curricular | Ementas - Plano do Curso | Professores | Infraestrutura | Colegiado | Núcleo Docente Estruturante (NDE)| Publicações | Perfil do Egresso