Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Assuntos > Relações Internacionais

Relações Internacionais

por Lício Romero Costa publicado 29/11/2017 22h49, última modificação 30/11/2017 12h15

A internacionalização é umas das diretrizes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Através dela, torna-se possível a promoção e a manutenção de intercâmbios com instituições de ensino superior e da educação profissional, além de outros organismos internacionais, estimulando o desenvolvimento de projetos, estudos, estágios, cursos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

Nesse sentido, a ARINTER (Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais do IFPB) trabalha para estabelecer relações e gerenciar acordos de cooperação acadêmica com instituições estrangeiras.

Visando dar suporte à Política de Internacionalização do IFPB e à ARINTER, foram criados, em cada unidade do IFPB, Núcleos de Assuntos Internacionais (NAIs) e Núcleos de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos (NucLIs).

 

Coordenação do NAI do Campus Cabedelo


 

O NAI, ou Núcleo de Assuntos Internacionais do Campus Cabedelo, tem como objetivo promover a inserção internacional do campus por meio da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico, apoiando, em especial, discentes, docentes e técnicos administrativos em educação.

A criação dos NAIs, sua institucionalização e implementação, ocorreu a partir da aprovação da Resolução n° 144 CS-IFPB, de 02 de outubro de 2015.

No âmbito do Campus Cabedelo, o NAI cumpre o papel de divulgar e promover a conscientização sobre a importância das atividades de cooperação internacional, elaborando e propondo atividades, bem como ações envolvendo mobilidade acadêmica e oferta de línguas, orientando e colaborando na elaboração de planos de trabalho de pessoas envolvidas em acordos de cooperação, entre outras ações relevantes.

Coordenador: Thyago de Almeida Silveira

E-mail: thyago.silveira@ifpb.edu.br

Fone: +55 (83) 3248-5400 ramal 5420

 

Coordenação do NucLI do Campus Cabedelo


 

O NucLI, ou Núcleo de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos do Campus Cabedelo, tem como objetivo promover a oferta de cursos presenciais de línguas brasileiras e estrangeiras para discentes e servidores (técnicos administrativos e professores). 

A criação dos NucLIs no âmbito do IFPB, sua institucionalização e implementação, ocorreu a partir da aprovação da Resolução n° 118 CS-IFPB, de 10 de abril de 2017.

O NucLI do Campus Cabedelo é parte integrante do Centro de Línguas, Cultura e Estudos Linguísticos do Instituto Federal da Paraíba, vinculado à Assessoria de Relações Internacionais do IFPB, e visa a realização de cursos em consonância com as políticas de internacionalização da Rede Federal e a articulação das políticas institucionais de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, estabelecidas pelo Ministério da Educação.

Coordenadora: Alessandra Gomes Coutinho Ferreira

E-mail: alessandra.ferreira@ifpb.edu.br

Fone: +55 (83) 3248-5400 ramal 5420