Você está aqui: Página Inicial > Cabedelo > Assuntos > Biblioteca

Biblioteca Prof. Jorge Tadeu Nogueira Nunes

por Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação publicado 26/03/2016 09h34, última modificação 15/02/2024 13h38

 Campus Cabedelo - Biblioteca - Interior

A Biblioteca Professor Jorge Tadeu Nogueira Nunes apresenta como missão apoiar as práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão por meio de seus materiais informacionais e acervos bibliográficos, colaborando com o desenvolvimento educacional e científico da comunidade acadêmica do IFPB e da sociedade paraibana de forma geral. É responsável pela formação, desenvolvimento, tratamento técnico e disseminação de acervos destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura.

O Campus Cabedelo do IFPB busca, cotidianamente, promover a formação humana integral de jovens e adultos, observando questões relacionadas às mudanças sociais, tecnológicas, produtivas e relacionadas à ideia de cidadania. Nesse contexto, a Biblioteca Professor Jorge Tadeu Nogueira Nunes vem modernizando seu acervo, sistema e ambiente, com o objetivo de proporcionar acesso a informações com qualidade e por meio de condições agradáveis de estudo e pesquisa.

Atualmente, contamos com terminal de consulta ao acervo, cabines de estudo individual, salas de estudos em grupo, ambiente com computadores para pesquisas  além de zona de Wi-Fi. Entre os serviços oferecidos, temos consultas locais, guarda-volumes, empréstimo domiciliar, elaboração de fichas catalográficas e visitas dirigidas. O acesso ao acervo é livre para todas as pessoas.

Estamos abertos para sugestões para aquisição de títulos e recebemos doações, que são efetuadas e formalizadas através da plataforma https://doacoes.gov.br/., para análise e inserção ao acervo conforme critérios específicos de relevância e pertinência, em eventuais dúvidas, um manual para doações encontra-se no final desta página.

Para garantir o bom funcionamento, é necessário que todas as pessoas observem as normas, principalmente no tocante à manutenção do silêncio, ao cumprimento de prazos de empréstimos, à guarda de bolsas na entrada, e a restrições à alimentação nos ambientes de uso comum. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta das  8:00h às 20:00h. Esperamos a visita de todas e todos.

 

Uma Biblioteca Informatizada

 

Atualmente, a Biblioteca utiliza o Koha, sistema de gerenciamento de bibliotecas de licença aberta que possibilita a integração das diversas bibliotecas dos campi do IFPB, bem como maior comodidade em vários dos serviços oferecidos à comunidade, que passam a ser online, como a consulta ao acervo e a renovação de empréstimos.

Você pode acessar o site eletrônico das Bibliotecas do IFPB clicando neste link

Confira como acessar a sua área no site das Bibliotecas do IFPB assistindo o tutorial a seguir:

 

 

 

Catálogo de Obras da Biblioteca Prof. Jorge Tadeu Nogueira Nunes

 

Atualmente, a Biblioteca Professor Jorge Tadeu Nogueira Nunes dispõe de um acervo de aproximadamente seis mil volumes, entre todas as áreas do conhecimento, com ênfase nos títulos relacionados aos cursos de Ciências Biológicas, Design Gráfico, Multimídia, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros e Química. Disponibilizamos também os trabalhos de conclusão de curso e relatórios de nossos estudantes, além da atenção voltada à formação de acervo social e literário. Nosso catálogo pode ser acessado neste link.

 

Acesso ao Portal de Periódicos Capes

 

A comunidade acadêmica do IFPB também pode ter acesso a periódicos científicos das mais diversas áreas do conhecimento através do Portal de Periódicos da Capes. O serviço de consulta a diversos periódicos nacionais e internacionais através do Portal de Periódicos é liberado para acesso a partir da internet de qualquer campus do IFPB.

Porém, o acesso à plataforma pode acontecer, também, a partir de qualquer outro local que tenha acesso à internet, com as mesmas credenciais do SUAP, através do serviço CAFe, e sem fazer nenhuma configuração adicional. Saiba como:

    1. Acesse o link http://www.periodicos.capes.gov.br/ e clique na opção "Acesso CAFe", disponível na barra superior direita do Portal de Periódicos.
    2. Abrirá uma nova janela para a autenticação do usuário. Selecione o IFPB como instituição.
    3. Utilize as mesmas credenciais do SUAP para confirmar o vínculo com o IFPB. Caso nunca tenha acessado o SUAP, veja aqui o procedimento para o primeiro acesso.
    4. Pronto! Você já terá acesso ao Portal de Periódicos da Capes!


Periódicos Capes


Coordenação da Biblioteca 

 

Coordenador: Klecius Leoncio de Lima

E-mail: klecius.lima@ifpb.edu.br 

Fone: +55 (83) 3248-5422 / (83) 3248-5421

 

                  Angela Cardoso Ferreira Silva – Bibliotecária

                  E-mail: angelacardoso@ifpb.edu.br

 

Kátia Félix da Silva – Bibliotecária

E-mail: katia.silva@ifpb.edu.br

 

                   José Felipe Ferreira Passos – Auxiliar de Biblioteca

                  E-mail: jose.passos@ifpb.edu.br

  

Horário de funcionamento:

 Segunda a sexta feira das 8h às 20h.

  

Contatos da Biblioteca

E-mail: biblioteca.cb@ifpb.edu.br                   

Telefone: +55 (83) 3248-5422 (Também WhatsApp Business)

 

Documentos Úteis: