Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Fique por dentro > O esporte adaptado

Noticia

O esporte adaptado

O Fique por Dentro desta semana inicia um diálogo sobre o esporte adaptado e a inclusão de atletas com deficiência nessa área
por publicado: 05/09/2019 12h38 última modificação: 05/09/2019 12h38

O esporte adaptado

Seja para lazer, para cuidar da saúde ou como atividade profissional, o esporte envolve muitas pessoas em todo o mundo, inclusive desportistas com diferentes deficiências. Destes, muitos são atletas de alto rendimento. Mas quais as atividades esportivas que pessoas com deficiência (PcDs) podem praticar? Há alguma restrição à sua participação na prática esportiva?

O Fique por Dentro desta semana inicia um diálogo sobre o esporte adaptado e a inclusão de atletas com deficiência nessa área.

O envolvimento de pessoas com deficiência no esporte

O esporte é física, emocional e socialmente benéfico para todas as pessoas. Alguns dos benefícios significativos para as PcDs serão abordados em outra postagem, mas pode se adiantar que, além de ser valioso à reabilitação e à inclusão social, há muito, o paradesporto forma atletas com deficiência de alto rendimento, competidores internacionais que disputam jogos como os Parapan-americanos e as paralimpíadas.

O que é necessário considerar quanto a inserção de pessoas com deficiência no esporte?

A inserção de pessoas com deficiência na prática esportiva deve passar por avaliação médica, que considerará condições cardiovasculares, respiratórias, circulatórias, fisicomotoras, bem como eventuais riscos decorrentes da prática esportiva.

Além disso, como já mencionado, devem ser avaliados aspectos funcionais, isto é, a compatibilidade das possibilidades da pessoa com a modalidade esportiva. Ademais, a pessoa deve ser acompanhada por um profissional especializado.

Modalidades de esporte adaptado

Há modalidades esportivas praticadas por pessoas sem deficiência que são adaptadas para ser praticadas por atletas PcDs e outras desenvolvidas especificamente para pessoas com deficiência, a exemplo do Golbol, criado para ser praticado por atletas com deficiência visual.

Confira algumas modalidades adaptadas, conforme a deficiência:

  • Pessoas com deficiência visual: futebol de cinco, golbol, atletismo, natação, judô, ciclismo, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno;
  • Pessoas com deficiência intelectual: atletismo, natação, tênis de mesa, entre outros;
  • Pessoas com deficiência física: bocha, corrida (para cadeirantes), basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, vôlei para amputados, arco e flecha, atletismo, esgrima em cadeira de rodas, ciclismo, futebol para amputados e pessoas com paralisia cerebral, hipismo, halterofilismo, natação, iatismo, rugby, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e modalidades de inverno;
  • Pessoas com deficiência auditiva: atletismo, handebol, basquetebol, futebol, natação, vôlei, entre outras. Note-se que pessoas com essa deficiência podem participar de muitas modalidades, haja vista que suas características físicas não são incompatíveis com a maior parte dos esportes.
  • Além desses, outras modalidades adaptadas são equitação, tênis de quadra, tiro, tiro com arco, vela e motor, entre outros.

As modalidades apresentam diversas adaptações e regras específicas. Além disso, os atletas são agrupados em categorias conforme suas características, de modo a não haver competição entre atletas com condições muito diferentes, em que possa haver vantagens de uns sobre os outros. Há casos em que busca-se minimizar eventuais disparidades. Tomando novamente o Golbol como exemplo, observa-se que, nesta modalidade, os atletas com resíduo visual utilizam venda, impedindo os estímulos à visão durante o jogo e nivelando as condições às dos atletas com cegueira total.

O paradesporto costuma ser fomentado em espaços específicos ligados ao trabalho com pessoas com deficiência, incluindo associações, centros de apoio, entre outros. Há registros de projetos que buscam fomentar o paradesporto para além desses espaços, mas, até a conclusão deste texto, não foram localizadas informações mais detalhadas.

Acompanhe o Fique por Dentro. Em outras postagens, você conhecerá mais sobre inclusão, acessibilidade, esporte adaptato, entre outros temas relacionados.