Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Fique por dentro > Empregando adequadamente nomenclaturas no contexto da deficiência

Empregando adequadamente nomenclaturas no contexto da deficiência

por publicado: 02/07/2019 10h38 última modificação: 02/07/2019 10h38

O discurso teórico e legal sobre pessoas com deficiência foi se modificando a partir das mudanças conceptuais envolvendo esse público. Todavia, muitos profissionais que passam a atuar com pessoas com deficiência ou que precisam falar ou escrever a respeito, além da sociedade em geral, desconhecem essas mudanças, bem como outras informações sobre pessoas com deficiência e, ao se referirem ao assunto, revelam insegurança e receio de se expressar inadequadamente.

O Fique por dentro traz uma série de postagens sobre nomenclaturas e expressões no contexto da deficiência, iniciando pelo emprego das nomenclaturas.

Nomenclaturas no contexto da deficiência

• Deficiências: indica genericamente qualquer tipo de deficiência, física, sensorial ou intelectual.

Obs.: a expressão "deficiências físicas" não é adequada para fazer essa generalização.

• Pessoas com deficiência: designação genérica que substitui os termos "deficiente(s)", "portador(es) de deficiência", “especial"(is), “aleijado”, "incapacitado(s)", "inválido(s)", "defeituoso(s)", etc. O termo "pessoa" propõe a compreensão do sujeito a partir do seu caráter humano em lugar da restrição ao prisma da deficiência. Assim, deve-se falar/escrever pessoa com deficiência visual/física/intelectual/auditiva, etc.
  • Pessoas sem deficiência: refere-se a pessoas que não apresentam nenhuma deficiência, em lugar da inapropriada expressão "pessoa normal". Alguns materiais empregam também a expressão menos comum "pessoa com desenvolvimento típico".
  • Escola/classe comum/regular: designa espaços do sistema de ensino frequentados por alunos com e sem deficiência, distinguindo-os dos espaços específicos para o atendimento a alunos com deficiência. Não devem ser empregadas as expressões "escola/classe normal".
  • Surdo, pessoa surda: pessoa que tem comprometimento auditivo e que se identifica com a cultura surda. Obs.: o surdo é capaz de produzir sons orais. Portanto, não é mudo, sendo a expressão "surdo-mudo" inadequada.
  • Deficiência auditiva: diz respeito ao comprometimento auditivo e aos seus níveis. Diz-se também que a pessoa com deficiência auditiva é aquela que não se identifica com a cultura surda e deseja ser ouvinte.
  • Ouvinte: no contexto da surdez, indica a pessoa que não tem essa deficiência.
  • Pessoa com deficiência intelectual: designa genericamente pessoa que tem alguma deficiência dessa natureza, em lugar das expressões "deficiência mental", "deficiente mental", “excepcional”, "doente mental", "retardado mental", "mongol", "mongoloide", entre outros.
  • Deficiência visual: expressão genérica que engloba os comprometimentos visuais, desde a presença de resíduo visual aproveitável até completa ausência de visão.
  • Cego(a)/Pessoa cega: refere-se à pessoa com acentuado comprometimento visual, que compreende desde a total ausência de visão até à percepção de vultos e luminosidade. Alguns consideram os termos "cego/cega" pejorativos. Há mesmo pessoas com a deficiência que pensam do mesmo modo e, em relação a elas, esses termos não devem ser usados. Todavia, atualmente, muitas pessoas cegas, instituições que atuam no apoio a essas pessoas e a literatura específica os emprega largamente, considerando que apenas indicam a característica das pessoas que vivem a cegueira.
  • Pessoa com baixa visão: diz respeito a pessoas com deficiência visual que apresentam resíduo visual aproveitável em diversas situações , mas que não pode ser otimizado ao nível da visão típica com lentes nem cirurgias. Há algum tempo, essa especificidade era denominada "visão subnormal", mas atualmente a expressão empregada é "baixa visão".
  • Vidente: no contexto da deficiência visual, refere-se a pessoa que não tem essa deficiência.
  • Deficiência múltipla: designa à combinação de mais de uma deficiência associada.
  • Surdocego(a): diz respeito à pessoa que apresenta, ao mesmo tempo, a cegueira e a surdez.

Obs.: a deficiência é denominada surdocegueira e não surdez-cegueira.

• Deficiências físicas: abrange genericamente todas as deficiências dessa natureza, não incluindo deficiências sensoriais ou intelectuais.
  • Pessoa com deficiência física: designação genérica relativa à pessoa que apresenta alguma deficiência dessa natureza. São completamente inapropriadas expressões como "aleijado(a)" ou  "inválido(a)". Algumas nomenclaturas para referir-se a especificidades dentro da deficiência física são cadeirantes, muletantes, pessoas com paralisia cerebral, pessoas com paralisia/paraplegia/tetraplegia/paraparesia/hemiparesia, etc.

Obs.: no texto Terminologia sobre Deficiência na era da Inclusão*, Sassaki recomenda a opção por expressões compostas iniciadas com o termo pessoa, ou seja: pessoa com paraplegia" em vez de "o paraplégico", "pessoa com tetraplegia" em vez de "o tetraplégico". Também não deve ser usada a expressão "paralisado cerebral". Note-se que isso não se aplica aos contextos da surdez e da cegueira, nos quais os termos "surdo" e "cego" são empregados livremente, como já visto.

Acompanhe o Fique por Dentro! Na próxima semana, serão abordadas expressões, frases, ditas ou escritas, com conotação estigmatizante e que devem ser abandonadas.

Acompanhe também as postagens anteriores do Fique por Dentro e saiba mais sobre pessoas com deficiência, deficiência visual, surdez, deficiência intelectual, paralisia cerebral, etc.

Fique por dentro!

*Acesse o texto Terminologia sobre deficiência na era da Inclusão, de Romeu Kasumi Sassaki, no link: https://acessibilidade.ufg.br/up/211/o/TERMINOLOGIA_SOBRE_DEFICIENCIA_NA_ERA_DA.pdf? . Acesso em 27 jun 2019.